Jornada Regional de Ciências Farmacêuticas reúne 120 participantes

Evento incluiu ações de conscientização e serviços à comunidade na orla da Ponta Verde

03/11/2014 11h07
Estudantes e professores organizadores da 4ª JRCF

Estudantes e professores organizadores da 4ª JRCF

Pedro Barros - estudante de Jornalismo 

Entre 19 e 21 de outubro, foi realizada a 4ª Jornada Regional de Ciências Farmacêutica (JRCF) da Universidade Federal de Alagoas, reunindo 120 participantes. O evento, ocorrido em Maceió, contou com um momento de extensão, na orla da Ponta Verde, e um momento acadêmico, organizado no Centro de Interesse Comunitário, no Campus A.C. Simões, com mini-cursos e palestras. 

Com inscritos de Alagoas e de Pernambuco, o público incluiu, em sua maioria, estudantes de Farmácia da Ufal e de outras instituições de ensino superior do estado. O tema geral foi "O farmacêutico que o SUS de Alagoas precisa", que também deu nome à palestra de abertura. "A jornada teve como objetivo discutir temas relevantes do cenário farmacêutico para auxiliar na formação acadêmica dos graduandos, bem como na educação continuada dos profissionais farmacêuticos", explicou a coordenadora do evento, professora Camila Braga Dornelas. 

Sob a organização de duas professoras e dez alunos do Centro Acadêmico do Curso de Farmácia, foram oferecidos dois mini-cursos e oito palestras, com a colaboração de 13 palestrantes. "Os temas foram diversificados e escolhidos por votação, na internet, durante a concepção da Jornada. Julgamos ser este o motivo do seu sucesso, com inscrições esgotadas há mais de 15 dias para o início do evento", salientou a professora. 

Realizada no dia 20, a cerimônia de abertura das atividades acadêmicas foi guiada por dois representantes da organização do evento, o estudante Igor José Nascimento e a professora Camila Braga Dornelas; o diretor da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), João Xavier; a coordenadora do curso de Farmácia, Sabrina Joany; o pró-reitor de graduação, Amauri Barros; um representante do Conselho Federal de Farmácia, José Gildo da Silva; o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), Alexandre Correia; e a palestrante de abertura, Maria Erivanda Meireles, representando a Secretaria de Estado da Saúde e a Associação Farmacêutica de Alagoas. 

Ação de extensão 

No dia 19, foi realizado um conjunto de ações de extensão, com o objetivo de atender à comunidade maceioense. A iniciativa também buscou conscientizar o público sobre a valorização do profissional farmacêutico. "Fizemos medições de pressão, índice de massa corporal; distribuímos kits informativos, filtro solar, preservativos, entre outras atividades", disse a professora. 

Segundo Camila, as ações tiveram apoio das farmácias de manipulação A Fórmula, Ao Pharmaceutico e FHN, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), a Liga de Farmácia Hospitalar, e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), cada um com uma atividade.