Estudantes que fizeram o Enem aguardam a divulgação do gabarito

Na Ufal, são oferecidas 5.570 vagas, incluindo os seis novos cursos

11/11/2014 12h12

Lenilda Luna - jornalista (com informações do Inep) 

Depois da maratona de provas durante o final de semana, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aguardam com ansiedade a divulgação do gabarito da prova, prevista para essa quarta-feira, 12 de novembro. O total de estudantes inscritos esse ano foi de 8.721.946, mas cerca de de 2,5 milhões faltaram às provas. Em Alagoas, 147.811 estudantes inscreveram-se no Enem. 

Para 2015, a Ufal vai oferecer 5.570 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), incluindo os novos cursos. "Teremos novas vagas nos cursos de Engenharia de Produção ( 50 vagas) em Penedo, Medicina (30 vagas) em Arapiraca e a ampliação de 30 vagas em cada um dos três novos cursos do CECA, que são Engenharia Florestal, Engenharia de Energias Renováveis e Agroecologia", informa Amauri Barros, pró-reitor de Graduação da Ufal. 

Segundo informações da Prograd, os cursos mais concorridos na Ufal são Medicina, Serviço Social, Direito e Engenharia Civil. A maioria das vagas nos cursos da Ufal são ocupadas por estudantes alagoanos, em torno de 75% das vagas. Esse dado é importante, porque quando a Ufal aderiu ao Enem/Sisu como forma de seleção, existiu a preocupação de que estudantes de outros estados fossem os maiores beneficiados, o que não se confirmou. 

Para os candidatos às vagas nas universidades, depois da divulgação das notas, o próximo passo é acompanhar o site do Sistema de Seleção Unificada e aguardar que o processo seletivo 1º/2015 esteja disponível para as inscrições. O candidato vai poder escolher até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições integrantes do Sisu e a escolha pode ser alterada até o prazo final das inscrições.