Capes reafirma qualidade da EAD ofertada pela Ufal

Avaliação é de Luiz Lira, coordenador-geral de Programas e Cursos da Diretoria de Educação a Distância da Capes

10/11/2014 16h15
Reunião na Cied com coordenadores da Capes

Keila Wanderley e Daniel Borges – estudantes de Jornalismo

O trabalho integrado entre as áreas acadêmica, financeira e administrativa da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas foi destacado durante a visita do coordenador-geral de Programas e Cursos da Diretoria de Educação a Distância da Capes, Luiz Alberto Rocha Lira.

Durante a reunião, o vice-coordenador da Cied, Fernando Pimentel, e os coordenadores de núcleos explicaram o funcionamento do órgão e discutiram com Lira a prática da EAD ofertada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Ufal. Foram pontuados os avanços, os problemas e as melhorias necessárias para garantir a qualidade dessa modalidade de ensino.

Para Luiz Lira, o trabalho desenvolvido pela Cied se destaca por uma gestão integradora entre os sujeitos envolvidos no planejamento da EAD. “Pelo que pude observar, o sistema UAB na Ufal está caminhando bem e de acordo com a programação que vem sendo bem construída na gestão do coordenador-geral Luis Paulo Mercado e do coordenador-adjunto Fernando Pimentel”, declarou.

Kristianny Brandão, coordenadora do curso de Letras/Espanhol, considerou a reunião muito proveitosa. “Inicialmente pela aproximação do coordenador da Capes com os coordenadores dos cursos, pois pudemos discutir sobre os problemas que enfrentamos; depois pela oportunidade que tivemos de entender melhor e aprender mais sobre o funcionamento do sistema UAB”, pontuou.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Elza Maria, acredita que essas reuniões sempre trazem avanços pela oportunidade de discutir e esclarecer questões vivenciadas pelos cursos e polos. “É um momento onde podemos expor nossas reivindicações e buscar melhorias; também é uma troca de experiência entre os coordenadores”, destacou.

Luiz Lira ressaltou, ainda, a importância da EAD para o Estado de Alagoas. “A EAD está atingindo e transformando a vida de muitos alagoanos. Pessoas que não teriam oportunidade de uma formação superior por meio de aulas presenciais encontraram novas perspectivas de vida no ensino a distância”.

SISUAB

Também houve a reunião com a analista de Ciência e Tecnologia da Capes, Simone Guimarães Guerra Gama, o coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, o coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Polos e Cursos da Cied, Carloney Alves, e coordenadores de polos do sistema UAB da Ufal.

De acordo com Simone Guimarães foi uma reunião proveitosa. “Foi possível esclarecer dúvidas específicas de cada coordenador presente referente à questão de gerenciamento de dados do nosso sistema de informação, o SISUAB, muito importante para o nosso monitoramento".

Ela destaca que é preciso que os dados do sistema sejam atualizados e demonstrem a realidade. "Na Ufal isso tem melhorado bastante e essa visita é para fechar um trabalho que já vem sendo feito", disse.

A analista da Capes terminou a reunião elogiando o trabalho da Cied. "Na Ufal, vejo que a articulação avançou porque registramos poucos pedidos de exclusão de ofertas. O que aparenta é que aqui existe um estudo prévio e um cuidado maior antes de se propor ofertas. A visita me mostrou como na Cied tudo está muito organizado. A coordenação tem um programa muito bem gerido, estou voltando para Brasília com uma impressão muito boa", afirmou.

Para Carloney Alves, avaliar trajetórias e dialogar com os pares é bem positivo. "Tivemos a oportunidade de reunir todos os coordenadores dos cursos UAB da Ufal, de graduação e especialização, para avaliarmos o quanto estamos avançando a cada dia com a EAD no nosso Estado e perceber que precisamos sempre do apoio de cada um deles e da interlocução estabelecida entre Cied  e Capes", confirmou.

De acordo com Luis Paulo Mercado, a parceria com a Capes é fundamental para a manutenção das ações de formação de professores e gestores públicos na modalidade da educação a distância ofertada pela Ufal. Ele confirma que estas ações, em sua maioria, encontram-se no âmbito da UAB, sendo uma ação prioritária do MEC, por meio da Capes.

“Os resultados da visita foram muito satisfatórios para a Cied e todos os cursos envolvidos na oferta da EAD via UAB na Ufal. O encontro permitiu tirar dúvidas, apresentar novas demandas, esclarecer procedimentos operacionais, além de reivindicar melhores condições para o trabalho dos tutores e demais envolvidos na EAD. Permitiu também mostrar a qualidade do trabalho desenvolvido na EAD na Ufal e o envolvimento dos coordenadores na gestão dos cursos na modalidade”, ressaltou o coordenador-geral.