Unidade de Penedo participa da campanha Ufal no Outubro Rosa

Iniciativa acontece nesta terça-feira, 21, e visa mobilizar estudantes e servidores da instituição na região do Baixo São Francisco

20/10/2014 18h11 - Atualizado em 20/10/2014 às 18h12
Unidade de Penedo participa da campanha Ufal no Outubro Rosa

Redação Ascom

A Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza nesta terça-feira, 21, o Dia Rosa, um evento destinado à conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, dentro da campanha Ufal no Outubro Rosa. As atividades acontecem durante todo o dia nas dependências do prédio da instituição, localizado na Avenida Beira Rio, Centro de Penedo.

Tendo como slogan Todo Mundo Vai Vestir Rosa, a iniciativa tem como objetivo transformar os estudantes e servidores da Ufal em Penedo em agentes multiplicadores de informação, levando ao conhecimento da sociedade a importância da necessidade da prevenção do câncer de mama, a doença que mais mata mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.

A programação do evento começa às 8h, com distribuição de laços rosa que são o símbolo da campanha e panfletos educativos. Das 9h às 14h, serão realizados exames gratuitos de citologia e vacinação contra hepatite, tétano, tríplice viral e H1N1, parceria entre a Ufal e a Secretaria de Saúde de Penedo, numa ação voltada para a saúde da mulher.

Já às 15h, os alunos do curso de Medicina fazem uma palestra dinâmica e divertida sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Logo após, uma roda de conversa com o testemunho de mulheres e familiares que enfrentaram a doença e conseguiram vencê-la. No final da tarde, a partir das 17h, acontece um sarau cultural e, encerrando as atividades, tem o Cine Rosa, às 19h um espaço para exibições de documentários e produções audiovisuais sobre o câncer de mama e o exame do toque, principal meio do diagnóstico da doença.

Para Samy Dantas, produtor cultural da Unidade de Penedo e coordenador do evento, esta é uma ação que respalda ainda mais o papel social que a Universidade tem com o seu meio. “O câncer de mama faz muitas vítimas simplesmente pela falta de informação que elas têm. É nosso dever levar conhecimento à população. E, para tal, precisamos envolver alunos e servidores nesta causa”, explica.