Ufal vai sediar 6º Seminário Nacional do Edapeci

Evento acontece de 11 a 13 de março de 2015 e vai discutir a Educação Digital na Contemporaneidade

20/10/2014 19h01 - Atualizado em 20/10/2014 às 19h02
Luiz Mercado e a professora Maria Neide, da UFS

Daniel Borges – estudante de Jornalismo

A Educação Digital na Contemporaneidade vai nortear as discussões do 6º Seminário Nacional do Edapeci – Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. O evento vai acontecer entre os dias 11 e 13 de março de 2015 na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A sexta edição do seminário está sendo supervisionado pelo professor, pesquisador e coordenador-geral da Cied da universidade Federal de Alagoas, Luis Paulo Mercado, que também coordenada o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoas. O evento acadêmico é realizado a cada dois anos e promovido pelo grupo de pesquisa Edapeci, que reúne o trabalho conjunto de pesquisadores das universidades federais de Sergipe e Alagoas.

Pela primeira vez o seminário será realizado em outro Estado. As cinco edições anteriores aconteceram no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Segundo a professora da UFS, Maria Neide Sobral, o objetivo geral do evento é socializar experiências, pesquisas e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica, bem como na formação docente nas modalidades presencial e a distância.

“Além disso, o seminário amplia o intercâmbio entre os diferentes segmentos da educação que têm interesse nas TIC (Tecnologia da informação e Comunicação) e formação docente, propondo a reflexão sobre ensino, pesquisa e extensão em nível nacional e internacional”, ressaltou Maria Neide, que coordena o grupo Edapeci e é vice-coordenadora do seminário.

Para o coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, a realização deste evento nacional em Maceió fortalece a parceria entre o grupo Edapeci da UFS e os grupos envolvidos com a área de TIC da Ufal, em especial a Cied. “Já temos parcerias em ações de pesquisa, ensino e extensão, destacando-se a editoração e publicação conjunta da Revista Edapeci”, reforçou.

Segundo ele, o evento reunirá pesquisadores de destaque na área e vai permitir trocas de experiências e ampliação de cenários de pesquisa, fortalecendo os grupos envolvidos.

Participação

O 6º Seminário Nacional do Edapeci tem como público-alvo professores e alunos de todos os níveis de ensino, gestores, coordenadores pedagógicos de instituições públicas e privadas, direta e indiretamente ligados às TIC e à EAD interessados na temática.

Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 15 de dezembro deste ano e devem ter as seguintes modalidades temáticas: Educação a distância e formação docentes; Práticas interdisciplinares e TDIC; Mídia e educação; Cultura digital e educação; Games, mundos virtuais e educação; Políticas públicas de educação e TDIC; Educação Infantil e TDIC; Tecnologias assistivas e educação; Gestão em EAD e Inovações em práticas educacionais e TDIC.

Eles serão analisados pela Comissão Científica do evento, obedecendo aos critérios de coesão textual, apresentação dos elementos de trabalhos acadêmicos e referências segundo as normas da ABNT. Os trabalhos aceitos serão publicados em anais do evento.