Ufal reforça EAD no sertão alagoano com polo em Delmiro Gouveia

Primeira turma de Matemática está funcionando e vai contribuir na formação de novos professores para região

27/10/2014 13h42

Daniel Borges – estudante de jornalismo 

A Educação a Distância (EAD) de qualidade ofertada gratuitamente pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi reforçada na região do sertão alagoano com o polo do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na cidade de Delmiro Gouveia (distante 300 km de Maceió). 

O polo é instalado no Campus do Sertão e desde setembro abriga o curso de graduação em Matemática (licenciatura) e se prepara para novas ofertas. O pleno funcionamento do novo espaço destinado a EAD no interior de Alagoas é fruto da união das direções geral e acadêmica do Campus do Sertão, equipe da Coordenação Institucional de Educação a Distância (Cied) e da coordenação do polo. 

Os primeiros estudantes de Matemática têm à disposição salas de aula climatizadas, espaço de tutoria, laboratório, biblioteca e uma secretaria. Toda estrutura foi montada e funciona para facilita o aprendizado na modalidade a distância. 

Segundo o coordenador do polo, Thiago Trindade, a implantação da UAB na cidade é um investimento social, que garante o crescimento educacional da região e proporciona a inserção dos sujeitos envolvidos na vida acadêmica e na produção do conhecimento. 

O polo contribui com a interiorização do saber; com a formação pessoal e profissional; atende a uma demanda de investimento na educação; colabora com o crescimento da região e do estado; proporciona a circulação de saberes e possibilita a formação de mais professores capacitados para o crescimento da educação básica no território alagoano”, enumera Thiago. 

Ele acredita que a construção do conhecimento possa ser mediado pelas novas tecnologias, ferramentas importantes que garantem e facilitam a circulação dos saberes, as trocas e interações entre os participantes envolvidos, além da motivação pela autonomia do aluno como participante-ativo da formação acadêmica e profissional. 

Para o coordenador do polo UAB de Delmiro Gouveia, às especificidades da educação presencial têm o mesmo valor das que constituem a educação a distância. “Ambas são formas eficientes de educação”.