Ufal recebe grupo de dança em comemoração ao Dia das Crianças

Apresentação faz parte da ação promovida pela Famed para arrecadar alimentos e brinquedos

13/10/2014 10h35
Cybelle Barros, coordenadora do grupo, fala sobre a participação

Cybelle Barros, coordenadora do grupo, fala sobre a participação

Janaina Alves – Relações Públicas 

O grupo de dança cigana Leshjae, que no dialeto romanês significa senhor dos cantos, se apresentou na tarde da última sexta-feira (10) no auditório Nabuco Lopes, localizado no prédio da Reitoria. A demonstração da equipe fez parte da ação beneficente promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Faculdade de Medicina (Famed) e teve como objetivo arrecadar alimentos e brinquedos para crianças ciganas na cidade de Caneiros, em Alagoas. 

A vice-coordenadora de extensão da Famed, Edna Bezerra, informou que a arrecadação dos donativos continua até o mês de novembro, quando as doações serão entregues. Lembrou, ainda, que os servidores que ainda não fizeram suas doações podem trazer os itens e deixar em seus setores ou levá-los até o prédio da Unidade, localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió, por trás da sede da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). 

Já de acordo com a coordenadora do grupo, Cybelle Barros, a intenção do Leshjae é divulgar a música e a cultura do povo cigano, que por tanto tempo foi perseguido pelo mundo. As dançarinas contam com a parceria da coordenação de extensão da Faculdade de Medicina, por meio do Laboratório de Educação Popular da Ufal. Cybelle também é coordenadora do estúdio de dança Bella Danza, que é uma das 22 representações nacionais de dança cigana no país.