Ufal realiza sessão pública para definir vagas para professor titular-livre

Dez unidades candidataram-se para as três vagas oferecidas e estão sendo avaliadas por uma comissão externa

15/10/2014 13h22 - Atualizado em 15/10/2014 às 17h51
Comissão externa avalia propostas das unidades acadêmicas

Comissão externa avalia propostas das unidades acadêmicas

Lenilda Luna - jornalista 

A quarta-feira, 15 de outubro, quando se comemora o Dia do Professor, foi de muito trabalho para um grupo de docentes que participaram de sessão pública, representantes das unidades acadêmicas que concorrem a uma vaga para professor titular-livre do magistério superior. O cargo é a classe mais alta da estrutura da carreira docente do ensino superior, estruturada pelas leis n° 12.772, de 28 de dezembro de 2012, e n° 12.863, de 24 de setembro de 2013. 

A sessão pública é uma das etapas do processo de seleção, além da avaliação do desempenho das unidades e dos projetos acadêmicos. O processo de avaliação na Ufal está sendo coordenado por uma comissão composta por representantes das pró-reitorias de Gestão de Pessoas, de Pesquisa e Pós-graduação, de Graduação e de Extensão. 

Das vagas disponibilizadas pelo Ministério da Educação, a Universidade Federal de Alagoas recebeu três e, por isso, a instituição está realizando uma seleção interna entre as dez unidades acadêmicas selecionadas de acordo com o Edital nº 01/2014, para definir quais delas serão contempladas.

Para selecionar as unidades que serão contempladas com as três vagas, a Ufal convidou cinco professores titulares-livres de várias instituições de ensino superior, para fazer a análise da documentação entregue e avaliar a defesa oral. Eles formam a comissão externa composta pelos professores Acácia Aparecida Angeli dos Santos, da Universidade São Francisco (UFS); Alacoque Lorenzini Erdmann, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Antônio Martins Figueiredo Neto, Universidade de São Paulo (USP); Celuta Alves Alviano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Enes Furlani Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

Durante a saudação aos participantes da sessão, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti, destaca a qualificação da comissão externa que está avaliando as candidaturas da Ufal. "Os professores convidados representam as várias áreas do conhecimento, como Ciências Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Exatas. São pesquisadores com grande experiência em participação de comitês indicados pela Capes e CNPq", ressaltou a pró-reitora. 

A banca examinadora está na Ufal desde o início da semana e começou os trabalhos avaliando as propostas das unidades acadêmicas. Eles permanecem na instituição até sexta-feira para conhecer a produção científica das unidades candidatas. "Gostaria de agradecer a disponibilidade dos professores da banca avaliadora em colaborar com essa cultura que está sendo implantada na Ufal de concurso para professor titular-livre", agradeceu a pró-reitora Simoni Meghetti. 

A vice-reitora Rachel Rocha também estava acompanhando as defesas das unidades candidatas. Ela se dirigiu aos presentes no início dos trabalhos para desejar parabéns pelo dia do professor e destacou a importância do processo seletivo, como forma mais transparente de escolher as unidades que vão receber os três cargos disponíveis para professor titular-livre. "Faz parte deste empenho para a qualificação das unidades acadêmicas. Esse será um processo muito produtivo para todos", destacou. 

Candidataram-se à seleção para distribuição das três vagas para o cargo de professor titular-livre as seguintes unidades acadêmicas da Ufal: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Faculdade de Serviço Social (FSSO), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Centro de Tecnologia (Ctec), Faculdade de Nutrição (Fanut), Instituto de Matemática (IM), Instituto de Física (IF), Faculdade de Letras (Fale) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). 

A ordem de defesa das propostas feita pelos representantes das unidades acadêmicas foi determinada por sorteio. Cada representante teve meia hora para apresentar os projetos e defender porque a unidade está qualificada para ter um professor com cargo de titular-livre. O período de análise dos projetos prossegue até o dia 22 e no dia 24 de outubro será divulgado o resultado final, com prazo para recurso até o dia 27.

Após esse resultado é que a Ufal laçará edital do concurso público para preenchimento das três vagas para professor titular-livre.