Ufal participa de encontro do Grupo Tordesillas em Portugal

Coordenador-geral da Cied, Luís Paulo Mercado, representou a instituição

22/10/2014 14h28 - Atualizado em 22/10/2014 às 18h33
Grupo Tordesilhas

Grupo Tordesilhas

Mauricélia Ramos - jornalista colaboradora

O coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, Luís Paulo Mercado participou, de 19 a 21 de outubro, do 15º Encontro do Grupo Tordesillas, na Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal. Na oportunidade, Mercado representou o reitor Eurico Lôbo. 

A convite da presidência do Grupo Tordesillas, Luís Paulo representou o Brasil no painel “Formas e formatos de aprendizagem digital de base acadêmica em Espanha, Brasil e Portugal", no qual também participaram conferencistas do Rio de Janeiro, Málaga-Espanha e de Lisboa-Portugal. 

Na sua intervenção, o coordenador-geral abordou o tema “Perspectivas das TDIC na Educação Superior”, enfocando os formatos digitais para a educação superior, destacando as possibilidades e limitações do uso de MOOCs (Cursos Online Abertos e Massivos) na educação superior. Apresentou a experiência da Ufal na elaboração dos MOOCs e destacou a necessidade da utilização de novas metodologias pedagógicas levando a mudanças no processo de ensino-aprendizagem e à criação de novos modelos conceptuais de aprendizagem e reflexão sobre os mesmos e suas implicações. 

Para Luis Paulo Mercado, foi de suma importância representar a Universidade em tão importante encontro. “Apresentar experiências de educação online com MOOcs no Brasil foi um grande mérito também para a Cied na sua política de investir em novas práticas para educação a distância online e aberta, e o reconhecimento da equipe de produção de material didático da coordenadoria, trabalho que permitiu a construção dos dois primeiros MOOCs da Ufal”, disse. 

O Grupo Tordesillas 

O Grupo Tordesillas é uma rede acadêmica de universidades de Portugal, Brasil e Espanha, da qual a Ufal faz parte e que tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no campo da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional. O Grupo Tordesillas foi criado em junho de 2000 pelos reitores das do Brasil, Espanha e Portugal e atualmente envolve 55 universidades, das quais 29 são brasileiras, 8 portuguesas e 18 espanholas.