Ufal é pioneira em produção de moda em Alagoas

Curso técnico supre carência de profissionais nesse mercado e conta com professores experientes

22/10/2014 15h06 - Atualizado em 23/10/2014 às 13h57
Professora Andréa Queiroz orientando a aluna Caroline Cipriano

Professora Andréa Queiroz orientando a aluna Caroline Cipriano

Jônatas Medeiros - estudante de Relações Públicas

O ano de 2006 foi marcado pela criação da Cadeia Têxtil de Alagoas, um complexo que reúne todas as empresas da área no sentido de formar um mercado voltado à produção de moda no Estado, que já foi um dos maiores produtores de algodão, na década de 50, e o segundo produtor de linha do mundo. Aproveitando a demanda e com o intuito de suprir a carência de profissionais que tinham apenas conhecimento empírico, a Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas criou o curso técnico em Produção de Moda.

Com essa iniciativa pioneira, a Ufal busca atender uma demanda de formar profissionais locais para desempenhar atividades no ramo da moda. O curso possui matérias das mais variadas, tais como Estética, Desenho e Fotografia, e os alunos já têm vivência do mercado com visitas às lojas e indústrias têxteis locais. Para o coordenador do curso, professor Antônio Lopes, ensinar moda é fundamental porque é algo que todo mundo usa ou produz. “A grande importância do curso são os direcionamentos que damos para quem já trabalha na área ou deseja seguir esse caminho”, explicou.

Para Caroline da Silva Cipriano, que pretende atuar na produção de desfiles, estudar Produção de Moda é a realização de um sonho e a melhor coisa que lhe aconteceu. “Sempre gostei de desenho e quando soube da oportunidade de fazer esse curso aqui, fiquei muito ansiosa pela prova. Mas, quando vi que passei, fiquei feliz da vida!”, comentou.

Segundo Caroline Cipriano, muitos têm o mesmo sonho, mas não possuem condições para sair do Estado e estudar fora. Mas agora, com o surgimento do curso em Alagoas, as coisas se tornam mais fáceis. “Quando eu falo que estudo Produção de Moda aqui, as pessoas se surpreendem e fazem perguntas. Queremos oferecer o nosso melhor para que os outros vejam nosso trabalho e queiram fazer esse curso também”, contou a estudante.

Outro destaque do curso, além do pioneirismo, é o quadro de professores, que conta com especialistas e profissionais experientes na área, como estilistas, modelistas e maquiadores. Para a idealizadora do curso, professora e consultora do Sebrae-AL, Andréa Cavalcante Queiroz, ensinar Produção de Moda é uma realização pessoal e profissional. “Sinto-me gratificada por passar meu conhecimento. Fazer moda não é algo banal como muitos pensam. A moda fala, faz parte da história e da cultura. Eu não tive a oportunidade que os alunos estão tendo, mas me sinto muito orgulhosa por contribuir com eles”, revelou Andréa.

O curso tem duração de dois anos, atualmente conta com 30 alunos e possui um processo seletivo diferenciado, no qual o candidato se inscreve num edital, divulgado pelo site da ETA e depois participa de uma eliminatória na qual é preciso mostrar conhecimentos de desenho sobre cinco tipos de looks diferentes. “Nosso próximo passo é transformar o curso técnico em tecnólogo. Queremos que nossos alunos possam sair daqui com mais conhecimentos ainda, para continuar os estudos acadêmicos na área da moda”, finalizou Antônio Lopes.