Ufal abre inscrições para 15 cursos de mestrado

São mais de 350 vagas distribuídas em diversas áreas e os interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição

13/10/2014 15h35

Deriky Pereira e Keila Oliveira – estudantes de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas as inscrições para 15 cursos de mestrado. O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e pelas respectivas Coordenações dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade. Os cursos atingem as mais diversas áreas e os interessados devem ficar atentos aos prazos para de inscrição. Veja quais são eles:

Ciências Farmacêuticas

Com um total de 25 vagas, o curso de mestrado em Ciências Farmacêuticas tem inscrições abertas até o dia 5 de novembro e os candidatos deverão entregar a documentação necessária no horário de 8h às 14h na secretaria da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), situada prédio do antigo Centro de Saúde (Csau), no Campus A.C. Simões, em Maceió. A lista de documentos e outras informações podem ser vistas no edital clicando aqui.

Enfermagem

O mestrado em Enfermagem está ofertando um total de 15 vagas vinculadas à área de concentração e tem inscrições abertas até o dia 30 de outubro. A entrega dos documentos deve ser feita na sala 204 do prédio do antigo Csau, no Campus A.C. Simões, em Maceió. O curso tem área de concentração em Enfermagem no cuidado em saúde e na promoção da vida. A lista de documentos e outras informações podem ser vistas no edital disponível por meio do link.

Nutrição

Vinte e três é o total de vagas disponíveis para o curso de mestrado em Nutrição. As inscrições estão abertas até o próximo domingo, 19 de outubro e devem ser feitas exclusivamente via formulário eletrônico, que pode ser visto no edital. Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de nível superior, na área de saúde e áreas afins, emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. Ainda segundo o edital, o curso tem área de concentração em Nutrição Humana.

Educação

A Universidade Federal de Alagoas também está ofertando 36 vagas para o curso de mestrado em Educação cujas inscrições seguem até esta quinta-feira, 16, em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h. Além do mestrado, outras 15 vagas estão sendo ofertadas para o curso de doutorado. A distribuição das vagas por grupos e linhas de pesquisa pode ser vista no edital clicando aqui.

Letras e Linguística

Até o dia 2 de novembro, estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Letras e Linguística. A distribuição completa das vagas por grupos e linhas de pesquisa pode ser vista no edital disponível aqui. Em caso de não preenchimento de todas as vagas em um nível de uma das linhas de pesquisa da área Linguística e, havendo, no outro nível, candidatos aprovados além do número de vagas disponíveis, as vagas remanescentes poderão ser remanejadas.

Ciências da Saúde

Até o dia 31 de outubro, estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado (25 vagas) e doutorado (18 vagas) em Ciências da Saúde. As inscrições serão realizadas exclusivamente na Coordenação do Curso, localizada no prédio do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), no Campus A.C. Simões, em Maceió. A previsão para o início das aulas é para março de 2015. Veja mais informações sobre os cursos clicando aqui.

Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-DIBICT) informa que até o dia 12 de novembro estão abertas as inscrições para o curso de mestrado da área que está ofertando um total de 13 vagas, vinculadas à área de concentração em Conservação da Biodiversidade Tropical. As inscrições podem ser feitas no prédio do ICBS, com atendimento às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e você pode obter outras informações clicando no edital disponível aqui.

Serviço Social

Seguem abertas até o dia 28 de outubro as inscrições para as 15 vagas do curso de mestrado em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. Os interessados se inscrevem por meio de preenchimento do formulário de inscrição disponíveis nos anexos do edital onde também podem ser vista a lista completa com os documentos necessários, que devem ser entregues nos horários de 9h às 12h e 14h às 17h no prédio da Faculdade de Serviço Social (FSSO), situada no bloco 16 do Campus A.C. Simões, em Maceió.

Ensino na Saúde

Também estão abertas, até o dia 3 de novembro, as inscrições para o curso de mestrado em Ensino na Saúde. Com um total de 13 vagas ofertadas, os interessados devem se inscrever na Faculdade de Medicina (Famed) de segunda a quinta-feira de 8 às 12h e de 13 às 17h e às sextas, de 8 às 12h. A lista de documentos e outras informações podem ser vistas no edital disponível por meio do link.

Arquitetura e Urbanismo

Estão sendo ofertadas 31 vagas para o mestrado, além de 12 para o doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Ufal. Os interessados devem realizar as inscrições por meio de preenchimento do formulário de inscrição disponível no edital, que deverá ser entregue junto a documentação necessária, na Coordenação do Curso, até o dia 31 de outubro, no horário de 9h às 13h.

Sociologia

A Ufal informa que estão abertas as inscrições para as 26 vagas do mestrado em Sociologia com área de concentração em Poder, Cultura e Sociedade para o primeiro semestre de 2015. Para se inscrever, os interessados devem entregar a documentação solicitada no edital para Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais (ICS), localizado no Campus A. C Simões, em Maceió, até 6 de novembro.

História

O curso de mestrado em História está ofertando 26 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Estado, Relações de Poder e Movimentos Sociais e Cultura, Representações e Historiografia, das quais, seis vão para o sistema de cotas étnico-raciais distribuídas em: duas vagas para negros, duas para indígenas e duas para participantes em movimentos negros (por meio de carta de recomendação de organizações negras, entre outras).

Para participar do processo seletivo, é necessário se inscrever até 29 de outubro por meio de preenchimento de formulário disponível no site do programa. Os candidatos também deverão entregar a documentação na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió. Veja mais detalhes clicando aqui.

Direito

Estão abertas as inscrições para a seleção de Mestrado em Direito para o primeiro período de 2015. Com um total de 20 vagas ofertadas, os candidatos devem se inscrever até o dia 28 de outubro no site da pós-graduação e a documentação necessária deverá ser entregue nos dias 29 e 30 do corrente mês, na coordenação do curso, das 9h às 13h, situada no Campus A.C. Simões, em Maceió. Para mais informações, acesse o edital.

Psicologia

A Ufal informa ainda que estão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Psicologia. Vinte e quatro vagas estão sendo ofertadas para a turma que irá compor o primeiro semestre do ano de 2015 e os interessados têm até o dia 20 de outubro para se inscrever exclusivamente na Coordenação do Curso, situado no prédio do Instituto de Psicologia (IP), no Campus A.C. Simões, em Maceió, munidos da documentação solicitada no edital.

Agricultura e Ambiente

Estão abertas até o dia 7 de novembro as inscrições para o curso de Mestrado em Agricultura e Ambiente do Campus Arapiraca. Para participar do processo seletivo das 15 vagas ofertadas, os interessados devem se inscrever na sala do Programa de Pós-Graduação na sede da Ufal em Arapiraca, situada na Avenida Manoel Severino Barbosa, S/N, Rodovia AL-115, no bairro Bom Sucesso, munidos da documentação solicitada no edital. Para saber mais, entre em contato por meio do telefone (82) 3482-1801 ou do endereço eletrônico: agriculturaeambiente@live.com.