Técnicos em saúde participam de curso de qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS

Os participantes são técnicos que atuam nos municípios alagoanos

15/10/2014 14h22
Os técnicos em saúde participam da capacitação

Os técnicos em saúde participam da capacitação

Lenilda Luna - jornalista 

Foi iniciado no dia 13 de outubro, e prossegue até sexta-feira, 17, o primeiro módulo do Curso de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Participam 48 técnicos de dez municípios alagoanos que implantaram auditorias do SUS e 17 municípios com ouvidorias, além de técnicos de municípios que ainda vão implantar esses núcleos. O curso é organizado pelo Núcleo de Saúde Pública da Ufal, com recursos do Ministério da Saúde e projeto pedagógico da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz. 

Segundo a professora Tereza Angélica Lopes de Assis, da Faculdade de Medicina da Ufal e técnica do Núcleo de Saúde Pública, a proposta é o fortalecimento do SUS. "As auditorias dos municípios atuam em parceria com os auditores estaduais e federais para fiscalizar a correta aplicação dos recursos para a saúde pública. Já as ouvidorias são responsáveis por ouvir as opiniões e reclamações dos usuários. É importante que esses núcleos atuem conjuntamente porque são as ouvidorias que vão indicar as principais fragilidades, em cada município, que devem ser analisadas pelas auditorias", esclareceu a técnica do Nusp. 

O curso, que tem 80 horas de aulas, terá um segundo módulo realizado no período de 3 a 7 de novembro. Neste primeiro módulo, o curso foi ministrado pela professora Margarete Cavalcante, do Núcleo de Saúde Pública (Nusp). Todos os custos de hospedagem, alimentação e deslocamento até o campus foram garantidos pela organização do curso. Nesta primeira etapa, o curso está sendo realizado simultaneamente em oito estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Tocantins.