Quinta Sinfônica recebe a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

A apresentação especial será realizada no próximo dia 30, no Teatro Deodoro

24/10/2014 11h33
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo 

Em outubro, a Quinta Sinfônica volta com uma participação especial. No próximo dia 30, às 20h, no Teatro Deodoro, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentará o grande espetáculo deste mês. A entrada é gratuita e o público pode retirar os ingressos na bilheteria do Teatro a partir das 14h, no dia do concerto. 

A Orquestra Sinfônica da UFRN é formada por músicos alunos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Escola de Música da Universidade. A cada concerto, a Orquestra vem se firmando como um dos principais grupos orquestrais do Nordeste. Durante sua história, o grupo foi reconhecido com diversos prêmios, como o “Prêmio Hangar” de melhor espetáculo e o Troféu Cultura de Melhor Show do Ano de 2012. 

Sob a regência do maestro André Muniz, a Orquestra irá apresentar três obras em seu repertório. A primeira chama-se Capricho Italiano opus 45, do compositor russo, Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Em seguida, os violinistas executarão o Concerto para Violino Nº3 em Sol maior, K.216, do famoso compositor Wolfang Amadeus Mozart. Durante a apresentação de três movimentos (Allegro, Adágio e Rondó-Allegro), a orquestra de violinos fará um diálogo musical com o solista Rucker Bezerra. Encerrando o concerto, será executada a 5ª Sinfonia de Beethoven, obra sinfônica mundialmente conhecida. 

A Quinta Sinfônica é promovida numa parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). 

Sobre o regente e o solista 

O maestro André Muniz é graduado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Música na área de Regência Orquestral pela Universidade de Montreal, no Canadá. Já regeu diversos grupos orquestrais, como a Orquestra de Câmara da UFPE e da Universidade de Montreal, Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra do Estado do Mato Grosso.

 

O solista Rucker Bezerra é doutor em Música pela Universidade de Campinas, em São Paulo, e vencedor de diversos concursos, como o 11º Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, realizado em Piracicaba (SP), em 1991. Nos Estados Unidos, apresentou-se com a Eastern Philarmonic Orchestra e realizou recitais que difundiram a música brasileira no país. Atualmente, é professor de violino da UFRN. 

Serviço 

O quê: Orquestra Sinfônica da UFRN se apresenta na Quinta Sinfônica

Quando: 30 de outubro

Onde: Teatro Deodoro

Horário: 20h

Entrada gratuita

Informações: 3214-1541