Programação variada marca a 5º edição do Universidança

A promoção é do curso de Dança e na abertura foi lançado o 1º CD de capoeira em Alagoas

21/10/2014 17h53 - Atualizado em 24/10/2014 às 11h22
Rosaline Mota, Noemi Loureiro e Isabelle Rocha na abertura do evento

Diana Monteiro - jornalista

O 5º Universidança da Universidade Federal de Alagoas acontece até sexta-feira, 24, que além da programação cultural destinada à comunidade em geral, constitui-se em um espaço de discussão  para o crescimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso em licenciatura em Dança, realizador do evento.

A abertura, na manhã de segunda-feira (20), no Museu Théo Brandão, foi marcada por exibição de vídeo, mesa-redonda., oportunidade em que foi lançado o primeiro  CD  em Alagoas pelo capoeirista e professor Denis Angola, graduado em Dança pela Ufal . A primeira faixa do CD faz uma homenagem ao Moleque Namorador, que ficou famoso em Alagoas como passista de carnaval.

“O moleque namorador era engraxate, pedreiro, jornaleiro e encanador, mas foi no frevo, como passista, que se destacou, por isso, fiz uma música o homenageando”, enfatizou  Denis Angola. Dizendo que o universo da dança é infinito, ele destacou a dificuldade de se fazer arte em Alagoas: “O universo da arte não é fácil, porque primeiro tem que se entender o que é arte”, enfatizou o professor.

Durante a abertura, a coordenadora do 5ª Universidança, Isabelle Rocha, destaca as dificuldades para a realização do evento com atividades descentralizadas no Campus A.C. Simões, no Espaço Cultural Universitário e no Estúdio de Dança Jaison França. “O Universidança é a nossa vitrine, é um espaço que leva ao conhecimento à comunidade do que estamos produzindo na área, e se constitui num  importante momento de troca de experiência”, frisou Isabelle, que integra o corpo docente do curso.

Na oportunidade, a coordenadora do curso Noemi Loureiro reforçou a relevância do evento e a obstinação da comunidade acadêmica para realizá-lo em prol do crescimento e fortalecimento das ações em desenvolvimento. O cuidado com as artes foi destacado pela vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Rosaline Mota, unidade à qual o curso de Dança faz parte, que parabenizou a comunidade acadêmica pela realização do Universidança.

A palestra de abertura, com o professor José Acioli, teve como foco a avaliação do curso pelo Ministério da Educação (MEC), cujos determinantes são a infraestrutura e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). José Acioli destacou também que o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão são os quatro pontos de produção para o fortalecimento, o crescimento e a qualificação acadêmica.

Universidança

O curso em licenciatura em Dança da Ufal foi implantado em 2007 e conta atualmente com 88 alunos. Com o objetivo de agregar, debater e fortalecer as ações acadêmicas realizou a partir  2009  o evento Universidança, envolvendo também à sociedade. A edição deste ano conta com o apoio do Museu Théo Brandão, Escola Técnica de Artes (ETA), Estúdio de Dança Jaison França e o Programa Rumos Itaú Cultural. As atividades são abertas à comunidade em geral.

O Universidança também leva atividade para o projeto Terça Cultural. Alunos de Dança fazem apresentação hoje, 21, para a comunidade universitária, num exercício prático das atividades.