Programa Conexões Saberes promove aulão gratuito para candidatos ao Enem

A aula de revisão acontece de 3 a 5 de novembro, no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria

31/10/2014 11h04

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo 

O Programa Conexões Saberes da Universidade Federal de Alagoas promove o mega aulão de revisão para estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Gratuito, o encontro será no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, das 18h às 22h. 

Destinado aos alunos do curso Pré-enem Comunitário, promovido pelo programa durante todo o ano, e, para aqueles que estão estudando ou já terminaram os estudos em escolas públicas, as aulas serão ministradas por alunos da Ufal que participam do programa e abordarão todas as áreas de conhecimento que caem nas provas do Enem. Para participar não é necessário inscrição, apenas comparecer às aulas nos horários e datas indicados. 

Para Shyrlene Alcântara, assessora do Programa Conexões Saberes, é muito importante oferecer condições de acesso do aluno à universidade pública. “Nossa expectativa é que os alunos que participem do aulão, principalmente aqueles que já participam do pré-enem comunitário, possam amadurecer o conhecimento e ficar tranquilos na hora da prova. E para isso, iremos nesse momento esclarecer dúvidas, dar dicas de comportamento, de redação, entre outras estratégias de fixação do aprendizado”, falou. 

O Programa Conexões Saberes 

Desde 2006 promovendo atividades como simulados pré-vestibular e o projeto Pré -Enem Comunitário, o Programa Conexões de Saberes é uma ação afirmativa para melhorar as condições de acesso ao curso superior, voltado à candidatos oriundos de escolas públicas. 

Para ingressar no programa os interessados são submetidos ao um processo seletivo, realizado em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, constando de uma prova escrita com questões de múltiplas escolhas. Em 9 anos de existência, o programa atendeu à uma média de seis mil estudantes, e, através dele, já ingressaram nas graduações da Ufal e demais Instituições de Ensino Superior de Alagoas, mais de mil alunos em diversos cursos, inclusive de grandes concorrências, como: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Direito e Engenharias.