Pesquisa qualitativa em Saúde é tema de Roda de Conversa

Professores e alunos de Enfermagem e Medicina participaram do debate

27/10/2014 12h21

Lenilda Luna - jornalista 

Professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina se reuniram, na última quinta-feira, 23, no auditório da Faculdade de Letras, para uma Roda de Conversa sobre pesquisa qualitativa em Saúde. Participaram do debate os pesquisadores Matilde Ribeiro, ex-ministra da Igualdade Racial e professora da Unilab, Wilza Villela, da Unicamp, Stela Taquete, da Uerj, Rosana Vilela, da Famed, e Egberto Turato, da Unicamp. 

Segundo o coordenador do evento, professor Jorge Riscado, o debate também abordou a questão da igualdade racial e equidade em Saúde. "Temos estudos, tanto em nível local como nacional, que apontam a questão do racismo institucional, ou seja, menos oportunidades para negros e pobres de assistência à saúde. Nós temos o mestrado profissional em ensino na saúde que vai trabalhar justamente nas práticas, então é preciso debater esta questão", ressaltou Riscado. 

O professor destacou ainda que só a pesquisa qualitativa, que engloba questões de opinião e subjetividade, pode levantar com mais especificidade as situações relacionadas ao racismo e discriminação. "A pesquisa qualitativa ainda é incipiente na área da saúde, mas só com está abordagem poderemos entender os meandros das condições dos assistidos pelo SUS", pondera Jorge Riscado. 

Um dos professores intressados no tema era Daniel Antunes, da Famed. Recém chegado à Ufal, o professor mineiro disse que pesquisa a assistência à saúde em populações quilombolas há mais de dez anos e pretende, em Alagoas, ficar mais próximo da herança histórica do Quilombo dos Palmares. "Temos no BRasil mais de mil comunidades quilombolas. Em Alagoas, são mais de 60 e outras estão em processo de reconhecimento", informou o professor.