Painter prorroga até 31 de outubro prazo para inscrição de projetos

Programa oferta 600 bolsas e projetos selecionados serão contemplados com recurso pecuniário no valor de até R$ 900,00

10/10/2014 15h10 - Atualizado em 20/10/2014 às 17h45
A vice-reitora, Rachel Rocha, fala sobre a importância do Painter para a Universidade

A vice-reitora, Rachel Rocha, fala sobre a importância do Painter para a Universidade

Diana Monteiro - jornalista 

Foram prorrogadas até o dia 31 deste mês as inscrições para o Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), que destina, este ano, 600 bolsas para ações acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão para os campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. O programa visa principalmente a plena formação acadêmica dos alunos que estão situação de vulnerabilidade socioeconômica e, para os projetos selecionados, será destinado o recurso pecuniário no valor de até R$ 900,00 para apoio as atividades. O recurso é oriundo do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). 

Conforme retificação do edital, além de professores mestres as propostas podem ser apresentadas por técnicos-administrativos mestres. Cada projeto proporciona a participação de até seis alunos e mais de um professor. A vice-reitora Rachel Rocha destaca que podem também participar os professores que não foram contemplados pelo Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (BDAI). “Para a participação, os projetos podem se adaptar as propostas do Painter, onde o público-alvo é o aluno em vulnerabilidade social”, frisa Rachel. 

Aos alunos participantes do Painter é oportunizado apoio pedagógico com atualização em duas áreas: gramática e uso dos blogs como ferramenta pedagógica, em parceria com a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), cujas atividades têm início no dia 15 deste mês e se estendem até o final de novembro. O aluno em vulnerabilidade social precisa ser engajado nas ações acadêmicas e o Painter oferece suporte para iniciação em pesquisa e extensão oportunizando plena formação, integrando-o à vida acadêmica”, diz a vice-reitora Rachel Rocha. Ela aproveita apara reforçar que a Lei de Cotas (sociais e raciais) destina 40% das vagas para 2015 e 50% das vagas para 2016. 

A avaliação da propostas dos projetos se dará de 3 a 10 de novembro e a divulgação do resultado final em dezembro. Um edital normativo com os critérios para a utilização do recurso pecuniário será publicado em janeiro de 2015. 

Ações integradas 

O Painter é uma programa conjunto das pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Extensão (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e de Gestão Institucional (Proginst). Segundo Rachel Rocha, o objetivo é direcionar a bolsa permanência para a formação acadêmica dos alunos participantes. Visa a contribuir para melhorar o desempenho acadêmico de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, consolidando sua permanência na universidade.