MTB lança edital do 2º Festival de Fotografias e Filmes Etnográficos

Interessados podem se inscrever até o dia 7 de novembro

21/10/2014 17h00

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) lançou o edital do 2º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos: Expressões Afro-brasileiras. Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de novembro. Podem ser inscritos ensaios fotográficos, etnográficos e documentais, filmes etnográficos e documentários nacionais e internacionais produzidos em qualquer data de realização, que tratem de aspectos ou dimensões da cultura afro-brasileira.

Com o objetivo de fazer referência aos 102 anos do Quebra de Xangô (episódio que atentou violentamente os terreiros de Maceió em 1912) a edição deste ano tem como tema as expressões afro-brasileiras. O festival é destinado a produções fotográficas e fílmicas de abordagem antropológica, situadas em contextos de pesquisas etnográficas e produções de cunho documental e o evento é realizado pelo MTB em parceria com o Laboratório Antropologia Visual em Alagoas (Aval) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os ensaios fotográficos etnográficos inscritos e selecionados para a mostra competitiva serão premiados nas categorias: Melhor Ensaio Fotográfico Etnográfico, para ensaios produzidos no contexto de pesquisas etnográficas; Melhor Ensaio Fotográfico Documental, para ensaios produzidos fora de contextos etnográficos com reconhecida linguagem documental; Melhor Composição Fotográfica, para ensaios cuja composição fotográfica é fator de destaque; Menção Honrosa Théo Brandão, para ensaios que abordem temáticas regionais no estado de Alagoas; Melhor Fotografia Individual, para ensaios cujas fotografias individuais são fator de destaque.

Os filmes etnográficos e documentários inscritos e selecionados serão premiados nas categorias: Melhor Filme Etnográfico, para filmes produzidos no contexto de pesquisas etnográficas; Melhor Documentário, para filmes produzidos fora de contextos etnográficos com reconhecida linguagem documental; Melhor Fotografia, para filmes cuja fotografia é fator de destaque; Melhor Áudio, para filmes cujo trabalho sonoro é fator de destaque;Menção Honrosa Théo Brandão, para filmes que abordem temáticas regionais no estado de Alagoas.

O evento vai acontecer entre os dias 26 e 28 de novembro, com a premiação e uma exposição dos trabalhos selecionados. O festival tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Confira o edital clicando aqui e veja mais informações visitando o blog do evento.