Maior evento da Matemática do País acontecerá em Maceió

De 2 a 6 de novembro acontecerá a 7ª Bienal da SBM que terá participantes de Norte a Sul do Brasil

16/10/2014 11h31 - Atualizado em 16/10/2014 às 15h17

Redação Ascom

Maceió será sede da 7ª Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, que acontece de 2 a 6 de novembro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O evento, organizado pela Universidade Federal de Alagoas e a SBM, é voltado a professores e alunos da educação básica e o público em geral. Pesquisadores e profissionais de diversas áreas como o ganhador do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, Ildeu Castro – professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o cineasta João Moreira Sales estão entre os convidados.

A Bienal também contará com a presença do presidente da SBM, Marcelo Viana; José Fernandes Lima, presidente do Conselho Nacional de Educação; Cesar Camacho, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa); entre outros convidados. Durante o evento haverá palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, exposição de laboratórios e visitas guiadas de escolas e apresentação de mais de 160 trabalhos das universidades.

De acordo com Kreley Oliveira, professor do Instituto de Matemática da Ufal e integrante do comitê organizador da Bienal, esse evento não é só para a comunidade científica; é aberto a qualquer pessoa interessada em conhecer o universo da matemática. “O evento é aberto a universitários e professores e alunos do ensino fundamental e médio”, disse.

Comitê Organizador

O Comitê Organizador é formado pelos professores da Ufal, Dimas Martinez, Isnaldo Isaac, José Carlos A. de Lima, Krerley Oliveira, Thales Vieira e Viviane Oliveira, da UFRJ, Walcy Santos.

Evento paralelo

Durante a 7ª Bienal da SBM também será realizado o Matexpo, um espaço voltado para alunos das escola de ensino fundamental e médio. Segundo Krerley Oliveira, será uma espécie de feira de ciências, onde esses alunos vão expor seus trabalhos matemáticos produzidos nas respectivas escolas.

Para saber mais sobre Matexpo, visite o site da 7ª Bienal da SBM.