HU recebe primeiro grupo de profissionais contratados pela Ebserh

São 150 novos funcionários para reestruturar quadro de recursos humanos do hospital

31/10/2014 17h03
Superintendente Paulo Teixeira

Tâmara Albuquerque – Ascom HU

A governança do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas recepciona, em novembro, os candidatos classificados no último concurso e que foram contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na próxima sexta-feira, 7, os novos funcionários vão participam da atividade de integração, com uma programação diversificada e que será realizada no auditório central do HU com a presença de convidados e também do coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da Ebserh, Ilson Iglesias.

A Ebserh publicou no Diário Oficial da União de segunda-feira (27) o primeiro edital de convocação dos candidatos aprovados no concurso público, realizado para preenchimento de 727 vagas no HU. Segundo o superintendente Paulo Teixeira, a iniciativa integra um conjunto de ações para reestruturação do hospital, cuja maior deficiência para o desempenho integral das suas atividades de ensino e assistência é a carência de profissionais.

A recomposição do quadro de recursos humanos do HU foi iniciada com esta primeira convocação de 151 candidatos classificados no certame nas áreas médica, assistencial e administrativa, conforme especificado no edital nº 39/2014. A relação nominal dos candidatos está na página da Ebserh e no Diário Oficial da União do dia 27 de outubro.

A Divisão de Gestão de Pessoas do hospital explica que os candidatos convocados deverão comparecer ao miniauditório 1 do HU na próxima semana, no período de 3 a 6 de novembro, para apresentação e entrega dos documentos exigidos no edital regulador do concurso, como também para agendar e realizar os exames laboratoriais e admissional. O superintendente Paulo Teixeira instituiu uma equipe de profissionais, incluindo médicos, para agilizar esta primeira etapa da contratação. Os contratos desses profissionais com a Ebserh serão assinados na sexta-feira à tarde, a partir das 16h.

De acordo com o edital, a participação do convocado é obrigatória e a ausência implicará sua exclusão do processo em caráter irrevogável e irretratável. O concurso do HU ofereceu 94 vagas para profissionais de diversas formações na área administrativa, 444 vagas na assistencial e 189 na área médica. Com a aquisição desses profissionais, o Hospital Universitário reforçará a assistência aos usuários em suas diversas áreas e especialidades.

Integração

A programação de integração dos novos funcionários do HU terá início às 8h, com a distribuição de material. A apresentação institucional da Ebserh será realizada por Ilson Iglesias às 10h. Em seguida, Paulo Teixeira fará uma apresentação do hospital com material visual, números, histórico e perspectivas. Após o almoço, o coordenador da Ebserh esclarecerá aos novos funcionários questões relativas a relações de trabalho, política de capacitação e avaliação de desempenho; e promoverá a assinatura dos contratos.

Essa programação de integração será estendida até a segunda-feira, 10, dia dedicado a palestras sobre saúde ocupacional, visita às unidades do hospital e elaboração dos planos de tarefas.

Decisão da Justiça Federal antecipa contratação de profissionais

A contratação dos primeiros 150 profissionais aprovados no último concurso da Ebserh (edital nº 10/2014) foi antecipada pela empresa em atenção à determinação da Justiça Federal em Alagoas. No dia 24 de setembro, o juiz titular da 13ª Vara, Raimundo Alves de Campos Júnior, autorizou o hospital a realizar a convocação imediata dos candidatos classificados no certame, apesar do impedimento legal deste tipo de iniciativa, imposto pela lei eleitoral.

Na sentença proferida, o juiz citou a necessidade da contratação para assegurar à população alagoana assistida pelo SUS a “concretização de direitos fundamentais: dignidade humana e direito à saúde”. O juiz enfatizou que o hospital dispõe de quantidade insuficiente de servidores e profissionais e que esta carência estaria comprometendo o regular funcionamento de seus serviços.

Em ação civil impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF), em 2013, os magistrados citam nos autos a existência de leitos desativados no HU por falta de profissionais da área da saúde e aponta a UTI Geral, UTI Neonatal, centro cirúrgico e clínicas como setores em situação crítica por este motivo. Na sentença, o juiz Raimundo Alves comenta que o Hospital Universitário dispõe de uma estrutura física “devidamente instalada e equipada para atender os procedimentos do SUS, mas absurdamente não conta com os indispensáveis recursos humanos pra a sua atividade fim”.

O juiz argumenta, ainda, que os recursos materiais e humanos são interdependentes. “Um não funciona sem o outro. Sem os dois recursos combinados, pouco poderá ser feito para melhorar a saúde da população usuária do SUS”, disse.