Grupo Biblioencanta se apresenta no Terça Cultural

Crianças do NDI acompanharam apresentação com contação de histórias

17/10/2014 18h43 - Atualizado em 17/10/2014 às 18h49
Crianças do NDI acompanham apresentação do grupo Biblioencanta no Terça Cultural

Deriky Pereira e Rosiane Martins - estudantes de Jornalismo

Para celebrar o mês das crianças, o projeto Terça Cultural preparou uma programação especial durante todo mês de outubro. Na edição da última terça-feira (14), o grupo Biblioencanta fez uma apresentação para crianças que integram o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na Praça da Paz, ao lado do antigo Restaurante Universitário, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

O grupo fez apresentações de música, dança e em especial contações de histórias que, animadas, as crianças ouviam atentamente. Segundo a coordenadora pedagógica do NDI, Carolina Nozella, a ideia de abordar a contação de histórias foi um convite da organização do projeto. "Topamos na hora. A contação de histórias faz parte do cotidiano das crianças  e contribui muito com a educação infantil, essa prática é importantíssima no processo de letração, o contato com o mundo da leitura é fundamental", destacou.

Durante toda a tarde os pequenos brincaram, cantaram, dançaram e puderam viver várias emoções com as diferentes histórias contadas de forma divertida pelo grupo. Podia se ver as carinhas de curiosidade, alegria, medo e animação quando os integrantes contavam as histórias.

Adriana Lourenço, coordenadora do projeto, falou sobre a participação do grupo no evento. "Fizemos um especial para as crianças do NDI, adequado para faixa etária deles. As histórias são sempre pautadas em contos populares e autores nacionais, tudo que mexa com imaginação infantil", ressalta.

A próxima edição do Terça Cultural acontecerá dia 21 e terá como destaque apresentações coreográficas, como parte da 5ª edição da Semana Acadêmica do curso de licenciatura em Dança, a Universidança.

Sobre o grupo

O  Biblioencanta é um projeto de extensão da Ufal, composto por 30 pessoas de vários cursos da universidade e tem por objetivo incentivar a leitura através de histórias infantis. E é através das palavras que o grupo encanta o público despertando um misto de sensações nas crianças e um sentimento  de reviver a infância nos adultos. Os integrantes fazem apresentações em escolas públicas,instituições da periferia  e também em lares de idosos. Os interessados em participar devem ficar atentos para a seleção, que será realizada em março do ano que vem.