Dezenas de estudantes participam de aula inaugural de especializações a distância

Foram ofertadas 720 vagas para quatro cursos em oito polos de Alagoas e no Ceará

06/10/2014 09h59

Ascom Cied 

Coordenadores, professores, tutores e dezenas de alunos se encontraram no sábado, dia 27, nas aulas inaugurais de quatro cursos de especialização, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Foram ofertadas 720 vagas para Mídias na Educação (360), Ensino de Geografia (110), Tecnologia da Informação para Educadores (100) e Estratégias didáticas para Educação Básica com uso das TIC (150). As aulas acontecem nos polos EAD das cidades de Maceió, Arapiraca, São José da Laje, Delmiro Gouvea, Santana do Ipanema, Matriz de Camaragibe, Maragogi e Redenção, no Ceará. 

No auditório da Reitoria, cerca de 150 estudantes participaram da primeira aula da quarta turma de Mídias na Educação proferida pelo coordenador da Cied, Luis Paulo Mercado, que teve como título "Educação, Tecnologias e Formação do Professor". Também participaram o coordenador do curso, Eraldo Ferraz, e a coordenadora de tutoria Maria das Graças Marinho. Eles apresentaram o funcionamento do curso e a equipe de trabalho. No mesmo dia, o professor Rafael André de Barros ministrou a disciplina Introdução ao Ambiente Virtual Moodle. 

Para Luís Paulo Mercado, “a oferta de mais uma turma do curso Mídias na Educação mostra o grande interesse dos professores pela área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e das possibilidades metodológicas e curriculares possibilitadas pelas mesmas nas práticas pedagógicas”. 

Simultaneamente aconteceu a aula inaugural proferida pelo vice-coordenador da Cied, Fernando Pimentel, no polo da cidade de Redenção (CE), sob a coordenação da professora Lílian Kelly de Almeida Figueiredo e do professor Ivanderson Pereira da Silva, coordenador de tutoria. O professor da disciplina Mídia, Informática e Internet, Marcos Paulo de Oliveira, também participou das atividades.

 

"A integração entre Ufal e Unilab amplia a possibilidade de intercâmbio e troca de experiências, no tocante à formação continuada de professores, em especial para uso das mídias e tecnologias no âmbito escolar", destacou o coordenador de Mídias na Educação, Eraldo Ferraz. 

Já na aula inaugural da primeira turma do Curso de Ensino de Geografia, coordenador por Gilcileide Rodrigues, cerca de 50 alunos ouviram atentamente a explicação de toda estrutura do curso (finalidade, disciplinas, aulas presenciais, pilares teóricos) e a conferência da professora Elaine dos Reis, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). 

Maria Aparecida Pereira Viana ministrou a aula de Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC, realizada no auditório do CSAU. A coordenadora dos tutores e vice-coordenadora do curso, Jacqueline Praxedes, fez apresentação da equipe de tutores presente. 

A aula inaugural do Curso de Especialização em Tecnologia da Informação para Educação aconteceu no auditório do CEDU e teve como conferencista a professora Anamelea de Campos Pinto.