Curso de Pedagogia vence desafios para atingir qualidade acadêmica

Pontuado com 4 estrelas no Guia do Estudante, pela primeira vez, registra número expressivo de concluintes na modalidade presencial

20/10/2014 17h54 - Atualizado em 20/10/2014 às 18h08
Erlado Ferraz comemora conquistas do curso

Diana Monteiro - jornalista

A mudança no processo de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a definição de novas de regras pelo Colegiado do Curso de Pedagogia, já surtiu os primeiros e bons efeitos para a modalidade presencial. Pela  primeira vez, só no primeiro semestre deste ano,  foi registrado um número  de 106  concluintes, acima do dobro do ano de 2013, quando se graduaram apenas 48 alunos.

O coordenador  do curso, Eraldo Ferraz, garante  que a mudança das regras não compromete a qualidade da formação acadêmica e a reformulação da resolução, onde consta a definição pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) para todos os TCCs dos cursos da Universidade Federal de Alagoas, continua com as mesmas exigências.  “A resolução permitiu a pluralidade do TCC, ou seja, como monografia, artigo científico, relatório e como produção de produto”, disse.

Segundo Ferraz, o Colegiado de Pedagogia adotou para a modalidade presencial o trabalho de conclusão de curso como monografia  ou artigo científico: “O resultado positivo dessa definição começamos a constatar  a partir do número  de concluintes que dobrou em relação a 2013, só no primeiro semestre deste ano", enfatizou.

Positividade

O trabalho do Centro de Educação (Cedu) para a qualificação acadêmica  do curso de  Pedagogia  é contínuo, vem vencendo muitos desafios e alcançando destaque também em processos avaliativos. No Guia do Estudante, uma publicação da Editora Abril, o curso foi pontuado com 4 estrelas e, pelo Exame Nacional  de Desempenho (Enade), numa escala de 1 a 5, recebeu nota 4. Isso coloca a Ufal no mesmo patamar de algumas instituições  de ensino superior da Região Nordeste de referência nessa área:  as federais do Rio Grande do Norte  (conceito 5), Pernambuco e Bahia, ambas também com conceito 4.

O curso de Pedagogia  é ofertado na Ufal nos três turnos e também na modalidade a distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A cada ano ingressam na modalidade presencial pelo Exame Nacional de Cursos (Enem),  240 alunos,  divididos em dois semestres.

Além do mestrado na área de educação, o curso oferece quatro cursos de especialização em Gestão Escolar; Escola de Gestores; Estratégias Didáticas de Informação e Mídias de Educação.  O Cedu também integra o Programa de Pós-graduação de Ciência e Matemática (PPGCIM), atividade profissionalizante que envolve outras unidades acadêmicas. A unidade acadêmica também é responsável pela oferta da licenciatura em Educação Física.

Desafios

Adaptar-se à realidade local, num Estado que continua detentor do maior índice de analfabetismo  do País, é  um dos desafios apontados pelo coordenador Eraldo Ferraz. Para garantir o funcionamento competente, o curso de Pedagogia  vem passando por várias mudanças,  mas sem perder de vista a formação qualificada  e o mercado de trabalho. “A boa formação é comprovada pela aprovação de alunos egressos em programas de pós-graduação e concursos públicos”, ressaltou.

De acordo com Eraldo, o Estágio Supervisionado do Ensino Magistério que está na grade curricular do curso enfrenta entrave para o desempenho, porque não há aluno suficiente na rede estadual de ensino cursando magistério (o antigo Pedagógico). “Este é um problema preocupante e o estágio do curso tem que ser revisto. No conhecido Cepa (Centro Educacional de Pesquisa Aplicada) eram sete salas de magistério, como campo de estágio, mas houve a redução para uma sala.  Essa realidade inviabiliza a atividade curricular estágio supervisionado”, frisou Eraldo.

Ele acrescenta que, por conta dessa realidade, o Colegiado do curso tem se mobilizado para buscar alternativas no que se refere às 120 horas do estágio supervisionado, para que haja a redistribuição da carga horária para outros espaços escolares e de ensino. “A reformulação por que passa o projeto pedagógico visa adequar-se a nossa realidade, mas tem como principal prioridade  a garantia da qualidade acadêmica”, destacou Eraldo Ferraz.