Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática começa domingo

Participação do público não-acadêmico é destaque no evento

29/10/2014 12h32 - Atualizado em 29/10/2014 às 21h35

Pedro Barros - estudante de Jornalismo 

Está chegando em Maceió o maior evento de Matemática do país. A 7ª Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, começa domingo (2) e termina quinta-feira (6), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Já se inscreveram cerca de 1,5 mil participantes, de todas as universidades brasileiras. Um detalhe importante é que não é necessário ser da área para visitar. "Os minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas são restritos para o público inscrito, mas não precisa ser matemático para participar, tem muita gente inscrita que não é profissional da área. Os laboratórios são livres para visitação", disse o professor. 

São mais de 150 atividades, entre palestras, minicursos, oficinas, apresentação de pôsteres e ainda três laboratórios de ensino: uma Exposição de Modelos do Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), uma Exposição de Materiais Pedagógicos, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um laboratório da organização sem fins lucrativos Khan Academy, da Fundação Lemann. Já o Espaço da Matemática e do Conhecimento, da Secretaria Municipal de Maceió, traz atividades para crianças. 

Uma novidade no evento é a forma alternativa de apresentar os trabalhos acadêmicos. "Ao invés da tradicional sessão de cartazes, trabalharemos com pôsteres digitais (slides) em formato PDF. As apresentações serão exibidas automaticamente nas telas disponíveis e podem incluir vídeos ou imagens, com duração máxima de cinco minutos. Além da exibição permanente e continuada de todos os pôsteres, haverá um horário específico em que o expositor apresentará oralmente o trabalho aos interessados", informou o site do evento. 

A matemática segundo um jornalista 

Não é somente é somente entre o público que os organizadores querem integrar pessoas de fora do mundo da matemática. Segundo o professor Krerley Oliveira, do Comitê Organizador, todos os palestrantes já estão confirmados e entre eles há alguém que não é cientista, matemático ou professor: o jornalista e cineasta João Moreira Salles, criador da revista Piauí, vai falar sobre o lado "artístico" da matemática. 

"Na pesquisa, os Matemáticos decidem e apreciam seu trabalho um pouco como os artistas. João abordará essa semelhança em sua palestra, que já ministrava na Universidade de São Paulo. Ele é um excelente artista e um entusiasta da Matemática, especialmente aquela de altíssimo nível, como a desenvolvida por nossos pesquisadores brasileiros. Ele escreveu perfis bem interessantes sobre os estudiosos Artur Ávila e o alagoano Fernando Codá", contou. 

Este ano, a Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática está sendo organizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Sistemas Dinâmicos 

O professor Krerley foi palestrante na terceira edição da Escola Brasileira de Sistemas Dinâmicos, que ocorreu de 20 a 24, em Bento Gonçalves, RS. "A área de Sistemas Dinâmicos é uma das mais importantes da Matemática brasileira e desempenha um protagonismo no cenário mundial da área, inclusive com uma Medalha Fields este ano para o pesquisador Artur Ávila, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa)", disse. 

O evento foi organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ocorreu no Hotel Villa Michelon. "Entre as várias atividades programadas, tive o prazer de ser um dos quatro mini-cursistas do evento", informou. O pesquisador falou sobre a Teoria Ergódica, que estuda as propriedades probabilísticas dos Sistemas Dinâmicos. "Essa teoria começou com Poincaré, no final do Século XIX, com um concurso proposto pelo rei Oskar II, na Suécia, para decidir a estabilidade do Sistema Solar. Ela tem profundas aplicações em várias partes da Matemática, como Teoria dos Números e Geometria Diferencial", explicou. 

Saiba mais.