Arapiraca sedia a Jornada Pedagógica para músicos de banda

Uma programação variada marcará o evento que terá participação de bandas de músicas local, regional e nacionais

27/10/2014 12h15
Professor Marcos Moreira, responsavel pelo projeto

Professor Marcos Moreira, responsavel pelo projeto

Diana Monteiro - jornalista 

A cidade de Arapiraca sedia nos dias 14 e 15 de novembro, a 5ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda da Universidade Federal de Alagoas, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental, coordenado pelo professor Marcos dos Santos Moreira, também coordenador do evento. 

Várias atrações locais e de outros estados estão programadas e a abertura, no dia 14, será marcada pela apresentação do Quinteto de Metais da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição de Itabaiana, de Sergipe. Constam também da programação, oficinas de instrumentos como flauta, sax, trompete, clarineta, regência e trombone, palestras, lançamento de livro e Festival de Bandas Filarmônicas. 

Docente do curso de Licenciatura em Música, Marcos Moreira destaca que a jornada, realizada desde 2009, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e já certificou mais de 300 músicos da capital e do interior, oferecendo mini- cursos com professores de renome nacional , como Joel Barbosa, da Universidade Federal da Bahia; José Alípio Martins, da Ufal e Bohumil Med, da Universidade de Brasília. 

Alagoas faz parte de um dos principais estados com um relevante número dessas agremiações atuantes, que proporcionam educação, socialização, profissionalismo e oportunidades aos seus integrantes. “Essa aproximação com a Universidade e com setores da cultura do Estado produz aprimoramento musical, possibilitando aos educandos a oportunidade de se transformar em regentes, arranjadores, músicos executantes e principalmente professores”, frisa o professor. 

A cada ano há um crescente número de integrantes de Bandas de Música do interior do Estado interessados por cursos superiores de Música ofertados pela Ufal. Vários trabalhos acadêmicos já foram apresentados em outras universidades federais do país destacando a importância da manutenção e da tradição das bandas de música nos estados. 

Marcos Moreira diz que as edições da jornada motivaram a algumas ações como o Encontro de Bandas na Ufal no Campus A. C. Simões; Premiação Proinart/Proex Projeto de Musicalizaçãoem Grupo Através do Piano e Teclado e três jornadas pedagógicas tendo como público-alvo músicos de banda. Na primeira edição, em 2009, houve o lançamento da revista eletrônica Musifal.: “É a segunda revista do gênero publicada na história da Universidade Federal de Alagoas”, diz o professor. 

Vertentes do Grupo de Pesquisa 

O Grupo de Pesquisa Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental tem vertentes propostas nos seguintes fatores: A música e os aspectos pedagógicos, técnicos e afetivos de ensino em grupo; A música e a cognição coletiva; e A música e sua função social na comunidade.