Ufal vai iniciar primeira turma EAD de especialização em Ensino da Geografia

Foram ofertas 110 vagas nos polos de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió e São José da Lage

08/09/2014 17h55

Ascom Cied

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) amplia o raio de atuação na modalidade Educação a Distância (EAD) e inicia, no próximo dia 27, a primeira turma do curso de pós-graduação (latu sensu) em Ensino da Geografia. Segundo a coordenadora Gilcileide Rodrigues, o curso é fruto do trabalho coletivo dos professores do Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) e da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).

A nova especialização tem carga horária de 360 horas e foram ofertadas 110 vagas distribuídas nos polos de Arapiraca (30), Delmiro Gouveia (25), Maceió (30) e São José da Laje. De acordo com a coordenadora, o curso foi concebido tendo em vista as práticas necessárias para a formação do profissional licenciado em Ciência Geográfica e leva em consideração o tripé Educação e suas Práticas Didáticas, Tecnologias da Informação e Comunicação e o Saber Geográfico.

“Por isso, o objetivo do curso é estudar a compreensão teórica e prática do ensino de geografia mediado pelos meios tecnológicos da comunicação e informação capaz de conduzir o docente/aluno a pensar em teorias que possam fundamentar sua prática e correlacionadas às possibilidades de aprender, ensinar e avaliar o conhecimento geográfico na educação básica”, explicou Gilcileide Rodrigues.

O público alvo é composto por profissionais da rede pública de ensino graduados na área de Geografia e licenciaturas afins; graduados recém-formados com interesse em atuar na disciplina de Geografia na educação básica e universidade.

Professores e disciplinas

O corpo docente é formado por nove professores, sendo cinco da Ufal, dos campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e Penedo; dois da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e uma doutoranda da Universidade de São Paulo (USP).

Onze disciplinas formam a grade curricular. Cinco são ministradas no primeiro semestre: Metodologia do Trabalho Científico, Bases Epistemológicas da Geografia, Planejamento Educacional e Avaliação da Aprendizagem, Metodologia do Ensino da Geografia, Educação Geográfica e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Já no segundo semestre, os estudantes terão condições de participar de aulas em outras cinco disciplinas: Território e Globalização, Cartografia no Ensino da Geografia, Educação Ambiental, Educação Inclusiva, A Cidade e o Urbano: abordagens didáticas. No fim do curso, os estudantes vão cursar a disciplina Seminário de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).