Terça-feira é o último dia para se inscrever no Encontro Nacional de Astronomia

O evento, que será sediado em Maceió de 7 a 9 de novembro, terá atrações para amantes da astronomia e capacitação para profissionais da educação

29/09/2014 10h35

Pedro Barros - estudante de Jornalismo 

Entre as coisas mais belas da natureza, muitas acontecem todos os dias, sobre nossas cabeças. Quem quiser saber mais sobre o céu, as estrelas, os planetas e tudo o mais que se conhece do espaço sideral tem uma excelente oportunidade: de 7 a 9 de novembro, a capital alagoana sediará o 17º Encontro Nacional de Astronomia (Enast), com palestras de astrônomos e outros cientistas de todo o Brasil e do Mundo. 

O Enast é aberto a todos os públicos, sejam estudantes, professores, pesquisadores, astrônomos profissionais e amadores ou simplesmente pessoas interessadas no assunto. Além de palestras sobre temas como astronomia, astrofísica e astronáutica, o encontro vai disponibilizar um espaço para exposição de astrofotografias, astropinturas e astropoesias dos participantes. 

Já os professores de ciências que queiram incrementar suas aulas poderão participar do 56º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea), que ocorrerá simultaneamente ao Enast. O Erea é direcionado a professores e estudantes de licenciatura das áreas de geografia, biologia, química, física e matemática. Nele haverá oficinas e palestras cujo objetivo é contribuir para a formação continuada e atualização dos profissionais, além de doação de livros e material didáticos. 

Inscrições 

Haverá atividades específicas para cada encontro e momentos em comum, como é o caso das palestras principais, mas só é possível se inscrever em um deles. A inscrição para o Enast e o Erea encerram-se no dia 30 de junho e devem ser feitas no site  e o site. O valor para o Enast é R$ 25; já o Erea é gratuito, mas a condição de estudante de licenciatura ou professor em exercício deverá ser comprovada. 

O evento será sediado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e dispõe de 60 vagas para alojamento gratuito. A realização é do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (Oagll), Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal) e Usina Ciências.