Próxima edição do Guia do Estudante destaca 41 cursos da Ufal

Certificação, que avalia com conceito de 0 a 5, concedeu 4 estrelas a 21 cursos da Universidade

09/09/2014 12h18

Redação Ascom

A edição do Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2015 chega às bancas no dia 10 de outubro deste ano, destacando 41 cursos da Ufal. Destes, 21 receberam a certificação de 4 estrelas. A publicação é uma conhecida fonte de consulta para alunos do ensino médio que estão procurando informações para decidir sobre a formação acadêmica.

O Guia contém dicas, notícias, serviços e ainda conta com uma avaliação para certificar os melhores cursos de cada instituição com o conceito máximo de 5 estrelas. A informação sobre a certificação dos cursos da Universidade Federal de Alagoas foi repassada pelo diretor de Redação do Guia, Fabio Volpe, ao reitor Eurico Lôbo, ao pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, e aos coordenadores dos cursos.

Entre os cursos da Ufal certificados com 4 estrelas está o de Engenharia Ambiental e Sanitária, criado em julho de 2005. O coordenador, professor Vladimir Caramori, comemorou a conquista. "É com muito orgulho e satisfação que compartilho esta notícia. Há poucos anos, estávamos trabalhando com afinco para lançar as primeiras 40 vagas no vestibular de 2006. Há bem pouco tempo, os alunos ainda buscavam uma identidade e uma referência. Parecia que o horizonte estava, às vezes, embaçado. No meio do caminho, criação do PET [Programa de Educação Tutorial], bons resultados no Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes], melhoria da infraestrutura, chegada de novos professores. Um belo caminho seguido, com muita seriedade de todos", destacou o professor em mensagem aos professores do curso.

Em nome do Colegiado, o professor agradeceu a todos que colaboraram com o curso. "Agradeço aos alunos, aos que lecionaram no curso, à direção do Ctec [Centro de Tecnologia], à Reitoria, aos que ajudaram com críticas que nos levaram a refletir sobre o processo, aos que nos trouxeram sorrisos para tornar o dia mais leve. Vale uma referência especial aos coordenadores deste curso ao longo deste período, os professores Márcio Barboza, Christiano Cantarelli Rodrigues, Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves e Karina Ribeiro Salomon", agradeceu o coordenador Vladimir Caramori.

Já Medicina Veterinária do Campus Arapiraca, com sede em Viçosa, foi certificado pela segunda vez com 3 estrelas. O curso foi autorizado em parecer de março de 2007. "Após a atualização dos dados e avanços atuais do curso de Medicina Veterinária, fomos premiados com três estrelas do Guia do Estudante, que será divulgado nacionalmente. Uma conquista de todos, coordenação, professores, técnicos e alunos", comemorou a professora Karla Patrícia, coordenadora do curso.

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, destacou que a melhoria da qualidade dos cursos da Ufal é resultado do esforço coletivo da comunidade acadêmica. "Estamos investindo em infraestrutura e em capacitação dos professores e dos colegiados dos cursos. Os coordenadores estão acompanhando nossas ações de preparação para avaliações do Inep/MEC [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais]. Tudo isso nos qualifica para conquistar bons resultados. Parabenizo a todos os cursos que foram certificados no Guia do Estudante", destacou o pró-reitor.