Projeto do Cacon aumenta autoestima de pacientes com câncer

Oficinas do Belezaterapia serão realizadas mensalmente no Hospital Universitário

09/09/2014 12h58
Pacientes aprenderam a fazer amarração de lenços e se maquiar

Ascom HU

Pacientes do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário participaram nesta terça-feira, 9, de três oficinas especiais, idealizadas com propósito de aumentar a autoestima e realçar a beleza de quem está fazendo tratamento contra o câncer. Durante toda a manhã, as pacientes aprenderam a fazer maquiagem corretiva, variar  a amarração de lenços e preparar receitas de sucos que, além de saudáveis e saborosos, são bons aliados no tratamento das patologias.

As oficinas fazem parte do projeto Belezaterapia e devem se repetir mensalmente, segundo os coordenadores. A ideia é amenizar os efeitos do tratamento quimioterápico com iniciativas simples, como a maquiagem e o uso de lenços para disfarçar a queda de cabelos. As pacientes relataram que a perda dos cabelos é o efeito mais difícil de enfrentar no tratamento contra o câncer, pois estigmatiza a paciente.

Na oficina, pacientes e funcionárias aprenderam a amarrar o tecido em torno da cabeça, em diversos modelos e com técnicas simples. Na automaquiagem, elas receberam dicas sobre como disfarçar olheiras e valorizar pontos fortes da face, como olhos e boca. A equipe de nutrição também preparou sucos terapêuticos, como calmantes, que ajudam à beleza da pele, etc.

O projeto Belezaterapia foi criado por residentes dos cursos de Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Farmácia, entre outros.