Pesquisadores em Comunicação participam do 5º Pentálogo

Evento acontece em Japaratinga, com organização do Ciseco em parceria com a Ufal

24/09/2014 11h24

Luiz Lopes – estudante de Jornalismo 

Durante esta semana, a cidade litorânea de Japaratinga é o cenário da quinta edição do Pentálogo, encontro organizado pelo Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. O tema deste ano é Dicotomia público vs. Privado: estamos no caminho certo? Os pesquisadores dizem que o clima da cidade oferece as condições ideais para responder a essas questões. 

O professor Antonio Fausto Neto (Unisinos), um dos fundadores do Ciseco, diz que a idéia é realizar um evento onde tudo se concentra e transita. A semana do Pentálogo teve início com apresentação cultural de Pastoril. O vermelho, o azul e o encarnado deram os tons da abertura, onde a professora Sandra Nunes, do curso de Comunicação Social da Ufal, falou a todos os presentes em nome da instituição: "Da mesma forma que o Pastoril, a Ufal acolhe e festeja a chegada de todos os participantes". 

O professor Bruno César Cavalcanti, do Instituto de Ciências Sociais da Ufal, foi o primeiro a apresentar seu trabalho no evento: O máximo Eu e a condição cosmopolita ou novas sobreposições do privado na esfera pública. Ele falou em um contexto de culturas declarativas - nas quais as pessoas se declaram da forma que elas querem. "Vivemos uma crise ontológica do eu, uma busca constante de identidades. Hoje, nunca se fez tantas ponderações acerca das teorias da realidade", completou. 

Nesta quarta-feira, 24, haverá a maratona de apresentações nos grupos de trabalho (GTs), que são as subdivisões temáticas do encontro. Cada um dos mais de dez grupos de trabalho contará com apresentações individuais de pesquisadores (professores e estudantes) de todo o Brasil, inclusive da Ufal. 

A programação completa do evento pode ser acessada aqui.