Olho D’água das Flores realiza 1º Encontro de Ciências Sociais

Atividades acontecem nos próximos dias 27 e 28; na programação palestras, minicursos e mostra de filmes

22/09/2014 17h08 - Atualizado em 22/09/2014 às 18h01

Ascom Cied

O Brasil Contemporâneo sob Múltiplos Olhares. Esse é o caminho a ser percorrido nas discussões, minicursos e mostra de filmes da programação do 1º Encontro de Ciências Sociais no Sertão Alagoano.

A realização é do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e as atividades acontecem nos dias 27 e 28 deste mês no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na cidade de Olho D’água das Flores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 no local.

No sábado, 27, às 10h, a palestra de abertura é As Ciências Sociais no Contexto Brasileiro: aspectos gerais para uma reflexão sobre o campo profissional. O tema será abordado pelos professores Júlio Cezar Gaudencio e Jordânia de Araújo Souza. A coordenação é de Luiz Santos.

Às 13h acontece a Mostra de Filmes Etnográficos. As inscrições para participação dessa atividade estão abertas. Em seguida serão realizados três  minicursos com temáticas da antropologia visual, com Silvia Aguiar; a pesquisa etnográfica e a etnologia indígena e violência, com Everaldo Mendes; e redes e população em situação de rua, com Alessandra Silva. Os minicursos continuam na manhã do domingo, 28.

Também está programada a realização da mesa-redonda Ensino de Sociologia e Formação de Professores do Estado de Alagoas, com Jordânia de Araújo, Cheops Malta e Júlio Cezar Gaudencio.

Outros temas discutidos no domingo serão Antropologia: múltiplos olhares e diversas interpretações na contemporaneidade e Paricenças e diferenças entre o cangaço e a violência atual.

Mais informações: na Coordenação do curso de licenciatura em Ciências Sociais a distância (telefone: 3214-1324, falar com o secretário Gilnison) ou, ainda, pelo e-mail pecssertaoalagoano@gmail.com