MTB realiza programação especial para “Primavera dos Museus”

Evento será nos dias 23, 24 e 27 de setembro com entrada gratuita; na programação haverá espetáculo teatral, palestra e roda de conversas

18/09/2014 14h45 - Atualizado em 22/09/2014 às 15h38

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) vai participar da 8ª Primavera dos Museus com uma programação variada e gratuita, que vai acontecer em três dias. Espetáculo teatral, palestra e roda de conversas integram o evento, cujo tema deste ano é Museus Criativos.

Na terça, 23, às 19h, será encenado o espetáculo teatral A história da serpente, produzido pelo grupo de teatro amador, vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Maceió (Cesmac). A peça é fruto de pesquisas sobre literatura de cordel, realizadas pelo dramaturgo Homero Cavalcante, na Biblioteca do MTB. Homero dirige o espetáculo e, juntamente com o grupo teatral, assina a autoria do texto.

Na quarta, 24, às 19h, será a vez do tradicional Mungunzá Cultural, evento que acontece todos os meses no MTB, sob a coordenação do professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Ufal, Bruno Cesar Cavalcanti. A palestrante de setembro será a museóloga Carmen Lúcia Dantas, com o tema Museus criativos: do templo das musas ao laboratório de ideias. Na ocasião, um mungunzá será servido aos participantes.

No sábado, 27, às 9h, vai acontecer uma roda de conversas intitulada O museu vivido, com a participação de alunos, funcionários e ex-funcionários do MTB. O evento faz parte do projeto de extensão, Reconhecer, coordenado pelo professor Álamo Pimentel, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal. Implantado em maio deste ano, o principal objetivo do projeto, que envolve professores, técnicos e estudantes da universidade, é reconhecer as diferentes formas de convivência acadêmica.

Além de investir na formação dos participantes na pesquisa etnográfica, o projeto desenvolve dinâmicas de intervenção, dentro e fora do campus.  Uma das dinâmicas é o Coletivo de narradores, em que os participantes organizam temáticas, reúnem grupos sociais e promovem rodas de conversa. O Coletivo de narradores, que vai acontecer no MTB, será coordenado pelo museólogo Julio Cezar Chaves. Neste encontro, o objetivo é conhecer as diferentes experiências de vida produzidas pelas pessoas a partir das suas relações com o museu.

A 8ª edição da Primavera dos Museus contará com a participação de 761 instituições, entre museus e outras entidades culturais de todo o País. De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o tema da edição deste ano, Museus Criativos, tem a finalidade de estimular a manutenção e o desenvolvimento de cada museu na exploração de sua capacidade de inovação, por meio da modernização da gestão, diversidade de iniciativas ou ampliação da presença para garantir mais acesso à cultura.