Instituto de Psicologia promove evento na área de Psicopatologia

A palestra de abertura Vozes do Feminino, no dia 23, terá a participação da professora Afraa Ismael, da Síria

19/09/2014 12h00 - Atualizado em 19/09/2014 às 16h06

Diana Monteiro - jornalista 

O Instituto de Psicologia (IP) realiza na próxima semana, de 23 a 25, no auditório professora Vera Rocha ( antigo Csau ), a 3ª Semana de Estudos em Psicopatologia - Vozes do Feminino, e traz para a abertura, às 9 horas, a professora da Universidade de Tichrine, da Síria Afraa Ismael e Heloísa Caldas, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e como debatedor da temática, o professor Rodrigo Gewehr, da Universidade Federal de Alagoas. Heloísa Caldas também fará a conferência da tarde que tratará sobre “A violência e as mulheres” e terá como debatedora, Susane Vasconcelos Zanotti, da instituição. 

A 3ª semana tem caráter interdisciplinar e objetiva aprofundar os estudos na área e promover a interação acadêmica sobre a realidade social. Na quarta-feira, dia 24, de 9h às 11h30, o evento debate o tema Entre o feminino e o feminismo: Literatura e estudos de gênero, com Ildney Cavalcanti, da Faculdade de Letras (Fale) e Lisandra Espìndula, do Instituto de Psicologia, sendo debatedora Susane Vasconcelos Zanotti, também do IP. 

A partir das 14 horas está definida a mesa redonda “História, raça e figuras do feminino”, com Clara Suassuna, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e Caterina Rea, da Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro - Brasileira (Unilab). A debatedora será a professora Stela Lameiras. 

Na manhã da quinta-feira, dia 25, o evento começa com a conferência da professora Afraa Ismael, que falará sobre “O aborto em mulheres muçulmanas: estudo de caso” e terá como debatedor o professor Cleyton Andrade, da Ufal. A partir das 14 horas, Clayton Andrade e Charles Lang, ambos do IP, são os responsáveis pela mesa redonda “O feminino de Freud a Lacan” e definido como debatedor Rodrigo Barros Gewehr. 

A 3ª Semana de Estudos em Psicopatologia Vozes do Feminino tem entrada franca, as vagas são limitadas e as inscrições são feitas pelo e-mail: semanapsicopatologia3@gmail.com.