Escola Técnica de Artes lança programa de rádio sobre música clássica

O “Seis por Uma” abre espaço para o aprendizado sobre o universo da música erudita em seis períodos da história

23/09/2014 11h28 - Atualizado em 23/09/2014 às 17h39

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

A Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas lançará na próxima quinta-feira, 25, o programa de rádio Seis por Uma, um projeto de extensão voltado para a apreciação da música clássica. O primeiro episódio do programa será postado no site da ETA no formato de podcast, às 12h.

Inteiramente didático e sem restrição de público, o programa Seis por Uma surge como um veículo de aproximação da sociedade à música erudita. Serão seis períodos da história por uma música. Ao todo, 12 episódios serão produzidos e postados até dezembro deste ano, sendo dois programas destinados a um período da música erudita. O roteiro dos episódios partirá da Idade Média, passando pelo Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo, até chegar ao século 20.

Com uma hora de duração, cada episódio abordará compositores, formas musicais, dados e curiosidades, além de instruir os ouvintes a compreenderem as composições de determinado período da história da música erudita.

Segundo Eduardo Xavier, professor da graduação do curso de Música e vice-diretor da ETA, a iniciativa é inédita em Alagoas, pois não há registros de programas radiofônicos voltados inteiramente à música clássica. “É uma grande honra para a ETA abrir esse espaço, que vem até como uma espécie de provocação para os meios de comunicação produzirem mais programas do gênero educativo”, destacou.

Ainda de acordo com Eduardo Xavier, criador, apresentador e roteirista do programa, o material produzido pode ser questionado sobre a ausência de determinados compositores e suas respectivas obras. “Doze programas são insuficientes para mil e quinhentos anos de música clássica. Não dá para aprofundar. Foi preciso enxugar, condensar o material, tanto que alguns compositores importantes não recebem destaque nos episódios. Talvez, em outro momento, façamos episódios especiais sobre eles”, explicou.

O primeiro episódio do programa tratará sobre Canto Gregoriano, que atingiu o auge do sucesso na Idade Média. A cerimônia de lançamento do programa Seis por Uma será na sala 2 da ETA, às 10h.