Escola Técnica de Artes lança o programa “Seis por Uma”

O primeiro episódio do programa radiofônico já está no site da ETA

29/09/2014 15h35
Professor Eduardo Xavier apresenta o programa de rádio Seis por Uma

Professor Eduardo Xavier apresenta o programa de rádio Seis por Uma

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo 

Na manhã da quinta-feira, 25, a Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas publicou em seu site o primeiro episódio do programa de rádio “Seis por Uma”, uma iniciativa inédita em Alagoas que instrui os ouvintes à apreciação da música clássica. 

O “Seis por Uma”, seis períodos da história pela música erudita, leva à sociedade aulas sobre a música clássica produzida durante mil e quinhentos anos. Didático, o programa aborda os períodos da Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo e Século 20 em 12 episódios, que serão postados no formato de podcast no site da Escola até dezembro deste ano. 

Criado e produzido pelo professor do curso de Música da Ufal e vice-diretor da ETA, Eduardo Xavier, o “Seis por Uma” vai ao ar como suporte para o ensino da música no Estado e como forma de provocação para que os meios de comunicação produzam mais programas de conteúdo educativo. 

Com uma hora de duração, cada episódio aborda compositores, formas musicais, dados e curiosidades, além de instruir os ouvintes a compreenderem as composições de seis períodos da história da música erudita. 

O programa está muito interessante. Nele, eu explico vários pontos sobre o universo da música clássica. Ele vem justamente para quebrar uma barreira que existe entre a música erudita e a sociedade. As pessoas têm a ideia de que o erudito é elitista. Muito pelo contrário. O conceito de elitismo é bastante relativo”, frisou Xavier. 

Na manhã de ontem, durante o lançamento do programa, foi transmitido um trecho do primeiro episódio, que tem o Canto Gregoriano como tema. O Canto Gregoriano é o canto litúrgico adotado pela Igreja Católica. 

Ainda de acordo com o professor, a ideia de criar o programa radiofônico surgiu de rompante no início de setembro. “Não houve uma motivação específica. De repente, eu me vi pensando em criar o programa. Pesquisei, fiz o roteiro e convidei o técnico de som, Edilberto Sandes, para me ajudar com esse projeto”, revelou. “O ‘Seis por Uma’ é um trabalho pedagógico que vem a somar. É também uma homenagem a todas as pessoas que fazem parte da história da música clássica no Estado. Mais adiante, espero que professores e alunos nos ajudem a dar continuidade a esse projeto piloto”, acrescentou. 

Para a diretora da ETA, professora Rita Namé, o programa é uma maneira de difundir a música erudita para a sociedade. “É um programa pedagógico, que explica como as obras são tocadas e o contexto em que elas foram produzidas. O ‘Seis por Uma’ faz um passeio pela história da música e é importante tanto para os alunos dos cursos técnicos em música da ETA, quanto para os alunos da graduação”, avaliou. 

Na opinião de Nilton Souza, regente da Orquestra Sinfônica Universitária, a iniciativa contribui para a formação de público em espetáculos de música erudita. “O público vai ganhar muito, porque vai conhecer melhor os períodos históricos, os compositores e as particularidades da música clássica, criando a cultura de pesquisar o repertório que vai ser apresentado. Tudo isso só vem a enaltecer a música, que vai ter mais qualidade em sua escuta”, destacou.