Curso de Física completa 40 anos este mês

Data será celebrada em encontro no dia 24 de setembro, no auditório do Centro de Interesse Comunitário

05/09/2014 11h44 - Atualizado em 05/09/2014 às 16h52
Professores organizadores do encontro (Elton, Maria Tereza, Kleber e Socorro) e diretor do IF, Carlos Jacinto da Silva

Professores organizadores do encontro (Elton, Maria Tereza, Kleber e Socorro) e diretor do IF, Carlos Jacinto da Silva

Pedro Barros - estudante de jornalismo 

Em 1974, surgia o curso de licenciatura em física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para celebrar esses 40 anos, será realizado um encontro no dia 24, a partir das 16h, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC). O evento ocorrerá durante o 7º Workshop do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física, que acontece de 23 a 26 de setembro. 

Serão duas palestras, homenagens e 15 depoimentos de professores e ex-professores do instituto. "O professor Kleber Cavalcanti Serra, que leciona aqui desde 1975, fará uma breve explanação sobre a história do curso, desde sua criação. Outro palestrante, Artur da Silva Gouveia Neto, que já foi professor daqui, falará sobre o desenvolvimento do curso de física e sobre como ele é visto pela comunidade acadêmica", explicou a professora Maria Tereza Araújo. 

O encontro tem como convidados professores fundadores do curso, a comunidade de docentes ativos e inativos, alunos (de graduação e pós-graduação) e funcionários do IF; o reitor Eurico Lôbo, pró-reitores, diretores dos campi e de unidades acadêmicas da Ufal, além representantes dos órgãos de apoio da universidade; a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas (Secti), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Grupo de Astronomia de Alagoas.

O evento é organizado pelos professores Kleber Cavalcanti Serra, Maria Tereza Araújo, Maria Socorro Seixas e Elton Malta Nascimento, com a parceria das empresas de equipamentos científicos Horiba e QuantumTech.