Começa 1º Seminário Nacional de Geografia Econômica e Social

Evento é o primeiro realizado no Brasil nessa área e acontece na Ufal até quinta-feira

22/09/2014 17h33 - Atualizado em 22/09/2014 às 19h05
Alunos e profissionais prestigiaram a abertura do vento

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Teve início na tarde desta segunda-feira, 22, o 1º Seminário Nacional de Geografia Econômica e Social  (Senges), uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Primeiro seminário nacional realizado no Brasil na área da geografia econômica, o evento tem como tema Desenvolvimento Econômico e Social: Mundo, Brasil e Nordeste e segue até a próxima quinta-feira, 25, com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos no auditório da Reitoria, situado no Campus A.C. Simões, em Maceió.

A solenidade de abertura  teve mesa de honra com presença do professor Armen Mamigonian (USP e UFSC), membro da comissão científica do evento; José Vicente Ferreira Neto, diretor do Igdema; Silvana Quintella, coordenadora do mestrado em Geografia e vice-diretora do Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema);  Marta Luedemann, diretora-geral do evento; e José Roberto Santos, representante da Pró-reitoria de Extensão. Simoni Meneghetti, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação representou o reitor Eurico Lôbo na solenidade.

Na ocasião, os convidados deram boas-vindas aos participantes de todo o Brasil e desejaram sucesso ao evento, deixando claro o reconhecimento da importância que os debates propostos pelo evento terão para o entendimento dos fatores físicos, políticos e sociais que afetam a economia alagoana e nordestina. Já a pró-reitora Simoni Meneghetti fez questão de destacar as conquistas do Igedma no ano de 2014: “Parece que este é o ano do Igdema. Primeiro a comemoração dos 60 anos do curso de Geografia, a aprovação do mestrado em Geografia e, agora, a realização de um evento tão importante, em âmbito nacional, aqui no nosso Estado”.

A programação da tarde seguiu com a conferência de abertura homenageando o professor Carlos Augusto Figueiredo Monteiro, com participação do professor Odilon Maximo de Morais, da Uneal. A noite será realizada a primeira mesa-redonda do evento, discutindo o tema: A produção Geográfica de Josué de Castro, Manuel Correia de Andrade e Milton Santos, com a participação dos professores Antônio Alfredo Teles de Carvalho (da Uneal), Cícero Péricles (da Ufal) e Maria Auxiliadora da Silva, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

No decorrer da semana, professores e pesquisadores de Alagoas, Bahia, São Paulo e Santa Catarina irão participar do evento, que também terá sessões técnicas com saídas a campo e visitas agendadas ao Pólo Cloroquímico de Alagoas, aos mercados e feiras permanentes em Maceió e representações do setor sucroalcooleiro no Estado. Além disso, o evento irá discutir outros assuntos, tais como: Desafios da Política econômica dos países da América LatinaAlagoas e o crescimento recente do Nordeste do Brasil e Políticas públicas de infraestrutura e energia: Brasil e Nordeste.