Ufal receberá pesquisadores internacionais durante seminário interdisciplinar em setembro

Evento trará pesquisadores de Portugal e Argentina, além de pesquisadores brasileiros renomados

14/08/2014 16h51 - Atualizado em 14/08/2014 às 16h51

João Vitor Corrêa – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco) realizarão, nos dias 18 e 19 de setembro, o seminário de caráter interdisciplinar Público e privado: repensando as fronteiras. O evento será realizado no Campus A.C. Simões, no auditório da Reitoria, de 9h às 12h30 e de 15h às 17h30.

De acordo com Niraldo de Farias, assessor de Intercâmbio Internacional da Ufal, o seminário vai estreitar as relações desses pesquisadores com a instituição, além de promover o diálogo interdisciplinar entre vários campos do conhecimento científico – Comunicação, Direito, Arquitetura, Engenharia, Química, Economia e Saúde –com pesquisadores internacionais, da Ufal e de outras instituições brasileiras.

O evento será uma prévia do 5º Pentálogo do Ciseco, este ano organizado em parceria com a Ufal e cujo tema é Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo. Pesquisadores de diversas instituições em países como Argentina, Brasil e França se encontrarão entre os dias 22 e 26 de setembro, em Japaratinga-AL, no Hotel Albacora, para discutir a dicotomia público/privado face às novas configurações do campo da Comunicação.

Como conferencista de abertura, o professor Adriano Duarte Rodrigues, da Universidade Nova de Lisboa, discutirá a genealogia da esfera pública, procurando identificar, dentre outros aspectos, as tensões entre o público e o privado. Isso será feito por meio de um percurso histórico-metodológico em que, no fim, será possível visualizar de que forma a esfera pública se configura na contemporaneidade.

Da Ufal, participarão os professores Sílvia Uchôa, do Centro de Tecnologia, Flávio Costa, da faculdade de Direito, Geraldo Majela, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Eusébio Goulart, do Instituto de Química e Biotecnologia, e Fábio Guedes, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Eles discutirão respectivamente: A gestão institucional da propriedade intelectualO tráfico de pessoasO público X privado e a ordem urbana no Brasil contemporâneoInteracta: a experiência de uma empresa incubada no espaço público; e A crise do liberalismo e o espaço público.

Os professores Antônio Fausto Neto, diretor do Ciseco e professor pesquisador vinculado à Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos), Laura Guimarães Corrêa (Universidade Federal de Minas Gerais) e Oscar Traversa (vinculado à Universidade de Buenos Aires) discutirão o público e o privado dentro dos estudos de Comunicação.

Para discutir o público e o privado dentro da área da Saúde e da Comunicação, a professora Inesita Soares, da Fundação Oswaldo Cruz, apresenta a temática Comunicação e saúde: tensões e sinergias entre o público e o privado no redesenho de um campo em disputa. Veja mais informações sobre o seminário e o 5º Pentálogo no site do Ciseco.

Sobre o Ciseco

O Centro Internacional de Semiótica é uma organização sem fins lucrativos, cujo intuito é promover o diálogo entre pesquisadores nas áreas de Comunicação e Semiótica.

O Ciseco nasce com a vontade de se converter em um espaço autônomo de reflexão e de investigação sobre os fenômenos de produção de sentido (múltiplas práticas significantes, discursividades, velhos meios e novas tecnologias) no despertar do terceiro milênio e no contexto de uma América Latina que concebemos como inteiramente aberta a uma mundialização, a qual tem muito que contribuir.

O Centro obedece a um estatuto social e sua sede é localizada no município de Japaratinga, interior de Alagoas.