Ufal promove curso de aperfeiçoamento para farmacêuticos

Iniciativa é fruto de parceria da instituição alagoana com a Universidade do Rio Grande do Sul

22/08/2014 14h58 - Atualizado em 22/08/2014 às 15h00
O curso foi realizado no auditório da Reitoria

Alexssandro Souza – estudante de Relações Públicas

Na manhã da última quinta-feira, 21, farmacêuticos atuantes no serviço público de saúde em Maceió deram início a um curso de aperfeiçoamento de atenção básica/primária à saúde (AB/APS). O evento é uma iniciativa da Universidade do Rio Grande Do Sul (UFRGS) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e acontece ate esta sexta-feira, das 8h às 18h no auditório da Reitoria, no bloco de Biblioteconomia e no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A mesa de abertura teve a participação da diretora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Rosaline Mota, da diretora da Assistência Farmacêutica de Alagoas, Erivanda Meireles, do representante do departamento de Assistência de Insumos Farmacêuticos, Suetônio Queiroz, do representante da secretária estadual de saúde, Antônio de Pádua, representante do conselho municipal de saúde de Alagoas, Michele Oliveira, presidente da associação farmacêutica de Alagoas, Fernando Albieri, representante da UAB, Fernando Pimentel, coordenador do curso, Mauro Silveira de Castro e a coordenadora da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), Sabrina Neves.

O curso tem carga horária de 350 horas, envolve etapa presencial e a distância e será ofertado em três edições. A etapa presencial engloba dois encontros: um no início do curso, com duração de dois dias e o segundo no final, com duração de cinco dias. A etapa intermediária será realizada a distância utilizando a plataformamoodle da UFRGS.  A proposta de trabalho é baseada na problematização de situações cotidianas do profissional farmacêutico.