Ufal participa do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância

Pesquisadores apresentam trabalhos na edição 2014 que discutiu a pesquisa na EAD e foi realizado em Florianópolis, Santa Catarina

07/08/2014 16h41 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Grupo de pesquisadores que representou a Ufal no evento

Ascom Cied

Pesquisadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas participaram e apresentaram trabalhos no 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud 2014). O evento acontece até4 esta sexta-feira, 8, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis-SC.

O evento reuniu cerca de 900 pesquisadores de todo o Brasil para debater o tema Pesquisa na EAD: reflexões sobre teoria e prática. O Esud 2014 é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede).

Da Cied participaram o coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado; a coordenadora do Núcleo de Tutoria, Rosana Sarita de Araújo; o coordenador do Núcleo de Produção de Materiais Didáticos, Guilmer Brito; e a secretaria executiva Isabella Lyra. Do PPGE estavam a professora Anamelea de Campos Pinto; a doutoranda Odaléa Feitosa Vidal; e as mestrandas Helena Cristina Pimentel do Vale e Maria Aparecida de Araújo Lima.

Os trabalhos apresentados no congresso foram publicados em livro digital. Para Luis Paulo Mercado, as principais contribuições trazidas por este evento foi conhecer novas experiências e debater as temáticas atuais do ensino superior a distância.

“As temáticas tratadas no evento, como letramento digital, pesquisas e políticas públicas em EAD, mostram os desafios e a necessidade de desenvolvimento de novas práticas, competências e articulação entre docência e investigação na atuação no ensino superior”, ressaltou o coordenador-geral da Cied.

As pesquisas

Rosana Sarita apresentou o trabalho Processo seletivo de tutores da UAB da Ufal: aspectos para uma seleção criteriosa e significativa, que discute o processo seletivo de tutores da UAB da Ufal, considerando os aspectos legais, técnicos e pedagógicos que convergem para uma seleção criteriosa e significativa.

Outra pesquisa apresentada foi Avaliação da Aprendizagem a partir dos materiais didáticos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem, de autoria de Danielle Patricia Nascimento Galdino, Helena Cristina Pimentel do Vale, Luis Paulo Leopoldo Mercado e Emmanuele Maria Correia Costa. O trabalho trata da avaliação da aprendizagem na EAD, buscando compreender a visão dos alunos de um curso de pós-graduação (stricto sensu) da Ufal, quanto à relevância do material didático na avaliação da aprendizagem a distância.

Reflexões teóricas acerca da produção de material didático para educação a distância, de autoria de Odaléa Feitosa Vidal e Luís Paulo Mercado, trata da qualidade e interatividade no material didático para EAD, além de analisar estratégias pedagógicas necessárias no processo de planejamento, produção e difusão destes materiais.

Perfil e dificuldades do aluno da EAD: o caso do Curso de Bacharelado de Administração Pública, de autoria de Maria Aparecida de Araújo Lima, Eliana Maria de Sá Oliveira e Anamelea de Campos Pinto, analisa o perfil e os fatores intervenientes no processo de aprendizagem dos alunos do curso de bacharelado em Administração Pública a distância dentro do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), ofertado pela Ufal.

A Ubiquidade das TDIC no cenário contemporâneo e as demandas de novos letramentos e competências na EAD, de  Clésia Maria Hora Santana, Anamelea de Campos Pinto e Cleide Jane de Sá Araújo Costa, analisa os letramentos e competências necessárias na prática docente em contexto mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e as estratégias desenvolvidas na EAD visando ao protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho discute, também, as estratégias e práticas docentes que têm favorecido a utilização desses recursos e ambientes virtuais de aprendizagem para construir novas trilhas e arquiteturas próprias visando para gerir, partilhar e produzir informações.

Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em Administração Pública PNAP/UAB, de autoria de Maria Aparecida de Araújo Lima, Anamelea de Campos Pinto e Eliana Maria de Oliveira Sá, apresenta os fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de bacharelado em Administração Pública a distância (ADMP) do PNAP, ofertado pela UAB na Ufal, iniciado em 2009.

Essa pesquisa mostrou que fatores relacionados à qualidade do ensino e dos materiais didáticos e materiais de apoio ao aluno; ao AVA; à infraestrutura física, tecnológica e administrativa disponível para os alunos e o grau de aproximação entre o professor e o tutor interferem no desempenho do tutor on-line que atua no processo de ensino-estudo-aprendizagem do aluno da EAD ofertada com o uso da internet.