Ufal já prepara 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Maior evento cultural do Estado terá como tema Palavras, sons e imagens – Universo de Sentidos e será realizado entre os dias 20 e 29 de novembro de 2015

15/08/2014 15h42 - Atualizado em 15/08/2014 às 16h16
Stela Lameiras, Sebastão Medeiros, Carol Almeida e Diva Lessa, definem o proceso da Bienal

Márcia Alencar - jornalista

A equipe da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), liderada pela professora Stela Lameiras, já iniciou o processo de organização da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a ser realizada no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, de 20 a 29 de novembro de 2015, com o tema Palavras, sons e imagens – Universo de Sentidos. Editoras e escritores nacionais e internacionais começam a ser contactados, como a Companhia das Letras, Vozes, Cortês, Contexto e devem ser ampliados nos próximos meses.

A ideia é fazer um mix de homenagens na Bienal de 2015, com mais atividades por conta dos novos espaços do Centro de Convenções, que passa por ampla reforma. O público estimado é de mais de 260 mil pessoas. “Pensamos em homenagem especial aos escritores falecidos esse ano, como Rubem Alves, Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro. Prestigiaremos sempre os autores, poetas e escritores alagoanos, além de autores do mundo esportivo e da música”, diz Stela, coordenadora da Bienal do Livro de Alagoas, única no país organizada por uma universidade e não por empresas particulares.

Edufal na Bienal de São Paulo

Em busca de novos conhecimentos e experiências, a equipe da Edufal e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas, responsáveis pela organização e divulgação da Bienal alagoana, viaja na próxima semana para acompanhar a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 22 a 31 de agosto no pavilhão de Exposições do Anhembi, com o tema Diversão, Cultura e Interatividade: tudo junto e misturado.

Com uma programação abrangente, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura, reunindo as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m². Será de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e no sábado e domingo, das 10h às 22h.

Vamos conhecer as inovações, a inserção desses eventos no mundo digital e fazer muitos contatos”, comentou Stela Lameiras. “Na volta de São Paulo, vamos anunciar as principais atrações e os primeiros nomes já confirmados para a Bienal do Livro de Alagoas, entre escritores acadêmicos, populares, grandes editoras, o que enriquece nosso evento a cada nova edição”, complementou Sebastião Medeiros, assessor da Edufal.

A participação da Ufal na Bienal de São Paulo segue dinâmica programação, que começa no sábado, 23, com mais um lançamento da Coleção Nordestina, no estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). Na ocasião, será relançado o livro Modernismo e Regionalismo, do sertanejo de Alagoas, Tadeu Rocha, editado em 1964.

Coleção Nordestina

A Coleção Nordestina é uma rede regional mantida desde 1999 com a união de oito editoras universitárias, cujo objetivo é compor uma coleção destinada a publicar ou republicar obras representativas da produção intelectual da região Nordeste. A temática dos livros é abrangente, incluindo áreas como a Literatura, as Ciências Sociais, o Folclore, a Antropologia, representando a (re)descoberta de um autor ou resgate de um texto que, embora portador de mensagem atual, há muito desaparecera das livrarias.

Atualmente, a rede Nordeste conta com 22 editoras filiadas, que divulgam a arte, a ciência e a cultura de seus estados.