Ufal discute a formação do gestor público em Alagoas

Mesa-redonda foi proposta por professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade


- Atualizado em
Professores Claudia Milito e Ângelo Martins estiveram à frente da discussão

Professores Claudia Milito e Ângelo Martins estiveram à frente da discussão

Julianne Leão - jornalista colaboradora

Neste sábado, 23, o 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014) recebeu uma mesa-redonda proposta pelos docentes Ângelo Martins e Claudia Milito, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas. A palestra teve como função relatar e debater a influência e contribuição do Programa Nacional de Formação em Administração Pública na formação do gestor público no estado, relatando casos oriundos das edições ofertadas pelos cursos de especialização da Ufal em Gestão Pública Municipal, Gestão Pública e Gestão em Saúde.

Os palestrantes e os convidados falaram do novo momento que o serviço público está vivendo, onde por um lado a sociedade tem cada vez mais exigido transparência e qualidade na prestação de serviço e, por outro lado, o governo vem tentando efetivar suas políticas e torná-las mais eficazes, com servidores públicos melhores qualificados.

A professora Cláudia Milito destaca a importância dessa discussão. “É muito importante, porque estamos falando da formação do gestor público e esse é um elemento muito tematizado na atualidade. Aqui, mostramos nosso programa de capacitação pública e que ele deriva exatamente de um reconhecimento do próprio governo de que existiam poucas ações nesse sentido. Desde 2006 estão sendo empreendidas ações a nível nacional para qualificar o servidor público, para que ele realmente possa atuar”, revelou.

A atividade também serviu para apresentar a qualidade da gestão pública pela tecnologia da Educação a Distância [EaD], que usa a experiência do servidor no dia a dia sem tirá-lo do seu serviço público. “Ressaltamos que a modalidade de educação à distância nos dá a possibilidade de ampliar bastante a oferta e facilita a possibilidade de participação de muito mais servidores”, finalizou a professora Claudia Milito.