Terceira noite de Femufal apresenta músicas classificadas para grande final

Nove canções foram classificadas e os vencedores serão conhecidos neste sábado

23/08/2014 15h17 - Atualizado em 23/08/2014 às 15h26

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A terceira noite do 5º Festival de Música da Universidade Federal de Alagoas (Femufal) foi marcada pela última eliminatória, em que as seis últimas canções foram apresentadas ao público: Cais Vermelho, de Felipe Burgos; De Tão Vazio o Copo Transbordou, de Neto Maia e Tomás Umberlino; A Cor de Maceió, de Kemersson Lemos; Ponto de Interrogação, de Wagner de Oliveira; Moço, da banda A Flor de Zíaco e Minha Neguinha, de Alex Viturino.

Mas a noite estava cercada de expectativa. Após três dias de eliminatórias e 18 apresentações, apenas nove se classificariam para a grande final, que será realizada neste sábado, 23, a partir das 20h, no Teatro Gustavo Leite, encerrando com chave de ouro o 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014). E deixando o suspense de lado, você pode conferir abaixo a lista completa das canções classificadas:

- A Cor de Maceió, de Kemersson Lemos

- Cais Vermelho, de Felipe Burgos

- Canto Guerreiro, de Rocklane

- De Tão Vazio o Copo Transbordou, de Neto Maia

- Infinita, de Renata Peixoto e Gabriel Sarmento

- Livres para Amar, de Rodrigo Cardoso e Kyssia Barros

- Minha Neguinha, de Alex Viturino

- Nem Coube na Mala, de Elton Jônatas Gomes de Araújo e Isabel Oliveira

- Samba de Convite, de Gustavo Gomes

Segundo a professora Ruth Vasconcelos, coordenadora de política estudantil, agora, a competição será entre as músicas e os pontos conquistados por elas durante as eliminatórias, foram descartados. Neste sábado, quem vier ao Teatro Gustavo Leite, poderá acompanhar a final com apresentação ao vivo das canções acima e torcer pela sua favorita. A premiação se dará da seguinte forma: para a campeã, R$ 3 mil; o segundo lugar leva R$ 2 mil e o terceiro lugar, R$ 1 mil. Para o melhor intérprete o prêmio é de R$ 500,00.

A grande final do 5º Festival de Música da Ufal contará ainda com shows de Macléim Damasceno – na abertura – e o encerramento será feito pelo cantor João Bosco.

Durante a noite, sentimentos variados

Mas a terceira noite do 5º Femufal foi marcada pela variedade de ritmos e sentimentos. Além de toda expectativa acima, teve quem sambasse e cantasse junto as músicas do show Canto para Lembrar, responsável por iniciar os trabalhos nesta sexta-feira, 22. As cantoras Elaine Aureliano, Lêureni Barbosa, Roberta Aureliano e Wilma Araújo apresentaram espetáculo realizado no registro dos 50 anos da ditadura militar.

Além disso, o alagoano Júnior Almeida encantou o público do Teatro Gustavo Leite, mesclando seus sucessos em pouco mais de uma hora de show de encerramento. Entre uma música e outra, ele falava do prazer em participar do Femufal. “Eu comecei assim, participando de festivais, até cheguei a ganhar um. Foi a partir daí que minha carreira deslanchou. É um prazer estar aqui, um prazer poder ver novos cantores, talentos. Foi com muita alegria que aceitei participar”, comentou.

Teve, também, quem viesse pela primeira vez ao Femufal. É o caso da professora do curso de Comunicação Social da Ufal, Manuela Callou, que se disse maravilhada com tudo o que presenciou. “Achei envolvente, apaixonante, que mostra a cultura de Alagoas das mais variadas formas, pela música, pela voz, instrumentos musicais, dos poemas… É um festival muito bonito e eu diria completo, do ponto de vista artístico, estou saindo daqui apaixonada”, comentou.

Para ela, toda a organização do evento merece os parabéns por trazer o festival para a programação do Caiite 2014. “Eu acho que é importantíssimo para a divulgação, não só da Universidade, mas para todo esse movimento cultural que existe aqui. Ao Caiite, como um todo, eu dou os parabéns. Eu estou, realmente, maravilhada com tudo o que vi. Parabéns ao evento, parabéns à Proest [Pró-reitoria Estudantil], ao Femufal, a todos os envolvidos!”, disse, sorridente, Manuela Callou.