Tecnologias na educação é tema de abertura do Caiite 2014

Evento reuniu instituições de ensino superior de Alagoas, parceiras do Congresso

19/08/2014 20h25 - Atualizado em 19/08/2014 às 21h03
Mesa da abertura solene do Caiite 2014

Diana Monteiro - jornalista

Atração artístico-cultural e palestra marcaram nesta segunda-feira, 18, a abertura oficial do 2º Congresso Acadêmico de Inovação e Tecnologia (Caiite) no Centro de Convenções, em Jaraguá, que enfoca este ano “Tecnologias e Educação: Soluções Inovadoras” e envolve as seguintes instituições de ensino superior do Estado: Ufal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e Universidade das Ciências e da Saúde (Uncisal).

Ao presidir a mesa de abertura, a vice-reitora e coordenadora do evento, Rachel Rocha, agradeceu a participação das instituições de ensino superior do Estado e destacou que a iniciativa devolve para Alagoas o conhecimento produzido. “A união das instituições nos tira do isolamento e possibilita o fortalecimento da rede de pesquisas e de pesquisadores. O Caiite já se constitui no maior evento de extensão com cerca de 600 atividades diversificadas, com foco nas novas tecnologias, contemplando público de diversas faixas etárias”, frisou Rachel.

A vice-reitora aproveitou a oportunidade e fez agradecimentos à equipe do evento, composta por representantes das instituições envolvidas, à presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Janesmar Camilo de Mendonça; ao secretário da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton; e ao diretor do Sebrae-Al, Marcos Vieira. “É de extrema valia para a pesquisa no Estado essa interação entre as instituições. O investimento no universo científico tem como objetivo o desenvolvimento social de Alagoas através da ciência e da academia”, destacou Janesmar.

A importância da união na promoção do crescimento do ensino superior com reflexos em todos os níveis foi enfatizada pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação do Cesmac, Claudia Medeiros; pelo secretário Eduardo Setton; pela reitora da Uncisal, Rozangela Fernandes; e pelo reitor do Ifal, Sérgio Teixeira. “A inovação e a tecnologia para mudanças quebrando paradigmas não se constituem em luxo; são uma necessidade para o ensino em Alagoas. Estamos participando pela primeira vez do Caiite, mas temos consciência da importância desse evento para o crescimento do ensino superior do Estado”, disse Rozangela.

A abertura foi abrilhantada pela Orquestra Jovem, sob a regência do maestro Almir Medeiros, e Coro Maria Augusta, do Instituto Federal de Educação (Ifal), e pelo Coral do Cesmac, que entoou músicas regionais embalando os presentes no animado ritmo.

O Caiite 2014 transcorre até o sábado, 23, das 9h às 22h, e é aberto à sociedade em geral.

Tecnologia na Educação

O primeiro dia do Caiite 2014 foi marcado pela palestra do professor Klaus Schlunzen, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que destacou haver urgência de intervenção no ambiente acadêmico e que o grande desafio a ser superado tem como ponto de partida a formação do professor. “A tecnologia é uma catalisadora de mudanças. Estamos passando por uma transição da lógica da distribuição (informação) para a lógica da construção (interação e comunicação)”, frisa.

Segundo Klaus, é preciso conceber ambientes mais abertos de aprendizagem para acompanhar o avanço tecnológico. “Antes a fonte de informação era o professor, mas com a tecnologia essa fonte passou a ser o Google etc. Cabe ao professor mostrar para a criança o que se faz com a informação obtida. Mas só conseguiremos fazer a construção do conhecimento se conseguirmos colocar a mão na massa, impregnando as tecnologias na formação do professor em contexto do ensino superior”, reforçou Schlunzen.