Sustentabilidade e desafios ambientais são tema da 15ª Semana de Engenharia Química

Evento continua até 22 de agosto, no Campus A.C. Simões, para alunos já inscritos

19/08/2014 23h31 - Atualizado em 20/08/2014 às 12h34
Abertura solene do evento

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo

Teve início na tarde desta segunda-feira, 18, a 15ª Semana de Engenharia Química (SENQ) do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o tema Desafios Ambientais e da Sustentabilidade na Engenharia. O evento acontecerá até o dia 22 de agosto, no Campus A.C. Simões, em Maceió, com palestras, oficinas, minicursos, workshops, mesas-redondas, visitas técnicas e mostra de iniciação científica.

Na solenidade de abertura, no auditório da Reitoria, iniciada com a formação de mesa de honra, os professores Luciano Barbosa dos Santos e João Inácio Soletti, coordenador do curso de Engenharia Química e coordenador do Centro de Tecnologia (Ctec), respectivamente, deram as boas vindas aos inscritos e fizeram questão de ressaltar a importância do evento.

O primeiro a falar, porém, foi o aluno coordenador da SENQ, Flávio Calheiros, membro do Centro Acadêmico de Engenharia Química (Caeq), entidade que está à frente da organização da Semana. Emocionado, Flávio relatou um pouco do processo de construção do evento e se dirigindo aos colegas de curso falou de suas pretensões: “Fico muito feliz com a presença de todos vocês, pois a SENQ foi construída para vocês e com a ajuda de vocês durante as prévias realizadas ao longo do ano. Nosso objetivo é que esse seja um evento dinâmico, que amplie a nossa formação e que possa estreitar o relacionamento e facilitar o acesso ao mercado industrial alagoano”.

Também estiveram presentes à mesa, representantes de duas empresas apoiadoras do evento, os engenheiros químicos Francisco de Assis, representando a Petrobrás e Régia Melo, representando a Braskem S/A. Os dois são ex-alunos da Ufal e fizeram questão de falar da alegria que sentem ao ver ações como essa sendo realizadas. “É dever das empresas apoiar e dar oportunidade para os profissionais em formação se aperfeiçoarem e conhecerem mais o mercado e suas novidades, seja através de pesquisas, parcerias, estágios ou importantes discussões como as que teremos durante toda a Semana”, falou Francisco.

Já, Régia Melo, fez questão de falar da sua experiência com a SENQ e com o tema desta edição. “Eu fui aluna desse curso e como estudante eu participei da 2ª edição da semana de engenharia química. Já faz um tempo, mas lembro que foi numa palestra nesta SENQ que eu tive contato com a questão da sustentabilidade e, hoje, eu posso dizer que trabalho nessa área, na área que eu escolhi, numa empresa onde eu atuo já faz dez anos”, comentou.

Por fim, a professora Simoni Meneghetti, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e professora no curso de Engenharia Química, representando o reitor Eurico Lôbo, fez questão de parabenizar a organização do evento. “Eu conheço bem o curso e acredito que eventos como esse só vêm a engrandecer o que ele é e o que ele faz. Eu vi de perto a organização da Semana que, sempre vibrante e comprometida, esteve dedicada a enfrentar e superar os obstáculos. E isso é algo que nós devemos levar para vida”, declarou.

Continuando a cerimônia de abertura, os presentes puderam ainda participar da palestra Magna, A Usina do Futuro, com Layete de Lyra Cardoso, representante da Dedini – Indústria de bases, outra apoiadora da Semana, destacando a fabricação e utilização dos bio-combustíveis e o papel de uma usina realmente preocupada com questões ambientais e de sustentabilidade.

Sobre o evento

Com a proposta de debater assuntos como sustentabilidade, energias renováveis, reaproveitamento de subprodutos, tratamento de efluentes, biocombustíveis e reaproveitamento na indústria de alimentos, o evento contará com a participação de professores do curso, que abordarão a produção acadêmica da área e empresas parceiras, destaques no setor industrial em Alagoas, que apresentarão áreas de atuação e portfólios de serviço, visando estreitar laços entre mercado e academia e propor intercâmbio de conhecimento entre profissionais e alunos.

A 15ª Semana de Engenharia Química conta ainda com o apoio da: Ibratin, Chesf, GranBio Investimentos S.A., Verdom Indústria e Comercia Ltda., Energias Renováveis do Brasil (ERB) e ArcelorMittal, Algás e Tecfibra. Mais informações através do Site do Evento ou por meio dos telefones (82) 9117-0969 (Flávio Calheiros) e (82) 9660-4052 (João Victor Verçosa).