Retrospectiva do curso de Física a distância é apresentada no Caiite 2014

Curso é considerado um dos dois melhores do Brasil pelo Guia de Educação a Distância

26/08/2014 18h31 - Atualizado em 26/08/2014 às 18h31
Retrospectiva do curso de Física a distância é apresentada no Caiite 2014

Keila Wanderley – estudante de Jornalismo

Recentemente, a licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi considerado um dos dois melhores cursos de graduação a distância (EaD) do Brasil. Os caminhos do curso que levou a esse resultado foram resgatados e discutidos na 2º Congresso Acadêmico Integrado e Inovação e Tecnologia (Caiite 2014).

A apresentação foi comandada pela coordenadora de tutoria do curso, Maria Socorro Seixas, que contou toda a história, as dificuldades enfrentadas e o trabalho para se ter um curso de qualidade e que forme bons profissionais. “A ideia de fazer essa retrospectiva é para mostrar que o caminho foi árduo, difícil, mas com dedicação podemos chegar lá”.

Ela ressaltou a importância da Educação a Distância (EAD) para o desenvolvimento de Alagoas. “Hoje essa modalidade de ensino é necessária e imprescindível. Um Estado carente como o nosso não pode esperar que a universidade presencial chegue a todos.”

O estudante do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Abdon Freitas, que pretende cursar Física na graduação, assistiu a apresentação e destacou a importância da modalidade para a educação. “Acho muito importante a EAD, pois não é todo mundo que pode está presente em aulas presenciais e a modalidade fornece uma possibilidade para a formação.”

Participaram no encontro o coordenador do curso, Erms Rodrigues, um dos fundadores do curso de Física EAD, professor Kleber Cavalcanti, professores, tutores e estudantes que também puderam discutir sobre os problemas que ainda persistem e meios para solucioná-los. O ranking dos melhores cursos do Brasil foi publicado no Guia de Educação a Distância 2015, publicação da Editora Segmento, especializada em periódicos na área de educação. O outro é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).