Reitor Eurico Lôbo firma acordos de cooperação com três universidades cubanas

Protocolos de cooperação foram firmados durante o Encontro de Reitores Cuba-Brasil, em São Paulo

28/08/2014 14h04 - Atualizado em 28/08/2014 às 17h11
Reitor Eurico Lôbo destaca importância das parcerias para a Ufal

Lenilda Luna - jornalista

No Encontro de Reitores Cuba-Brasil, realizado em São Paulo, o gestor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, representou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), como integrante da Comissão de Relações Internacionais. A intenção do evento foi buscar parcerias e cooperação entre as instituições do Brasil e de outros países.

Durante o encontro, que contou com cerca de 50 reitores, sendo que aproximadamente 30 deles eram cubanos, foram firmados protocolos de intenção para cooperação entre instituições brasileiras e cubanas. A Ufal firmou acordos com a Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte “Manuel Fajardo”, Universidad de las Ciencias Informaticas  e com a Universidad de Holguín.

O reitor destaca que essas parcerias serão importantes para a Ufal e para as instituições cubanas. "Em algumas áreas, como Educação Física e Desportos, Cuba é uma referência internacional. Com a Universidade de Holguín, nossa parceria será na área de educação especial, reconhecendo o desenvolvimento da educação cubana. Eles contam com um importante Centro de Referência Latinoamericano nessa área. Já no campo das Ciências Informáticas, temos muito a compartilhar com Cuba", ressaltou Eurico Lôbo.

A partir dos acordos de cooperação assinados, os contatos serão mantidos para a proposição de projetos. "Logo depois do seminário, tivemos uma primeira reunião com o reitor Anísio Brasileiro, que é membro da Comissão de Relações Internacionais da Andifes, para elaborar propostas junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e ao MEC para publicação de editais específicos, com subsídios direcionados à mobilidade estudantil e profissional", indicou o reitor da Ufal.

O Encontro

De acordo com Eurico Lôbo, o Encontro de Reitores Cuba-Brasil foi positivo e buscou promover as relações de cooperação entre universidades brasileiras e de outros países. “A Andifes tem essa meta de melhorar a qualidade das nossas universidades, promovendo o intercâmbio internacional, para abrir novas oportunidade de formação na graduação e pós-graduação", explicou o reitor da Ufal.

O evento, realizado em São Paulo, nos dias 18 e 19 deste mês, foi organizado pelo Ministério da Educação do Brasil em conjunto com o Ministério de Educación Superior de Cuba, Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem),  Andifes, e Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai).

Segundo o reitor Eurico Lôbo, também é intenção das universidades brasileiras estabelecer graduação compartilhada, ou em cotutela, com instituições da Europa, Ásia e América Latina. "Para fortalecer esse propósito de dupla diplomação é preciso um conhecimento prévio das instituições, do grau de qualidade do ensino e da densidade do ponto de vista de formação e pesquisa", ponderou.