Programa nacional de mestrado em matemática oferta 30 vagas para Maceió

Objetivo do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é qualificar professores do ensino básico

06/08/2014 17h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Estão abertas, até 5 de setembro, as inscrições no exame para ingresso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O curso semipresencial é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e realizado pela associação de diversas instituições de ensino superior do País, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é qualificar professores do ensino básico.

Segundo o edital, o exame serve como processo seletivo, visando a aferir o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas que compõem o mestrado. Consiste em 40 questões de múltipla escolha, que devem avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos. Em Maceió, o exame também exigirá conhecimentos nas línguas inglesa e espanhola.

O teste está marcado para 1º de novembro, os resultados preliminares sairá até 12 de dezembro e os resultados definitivos até 14 de janeiro de 2015. As matrículas acontecerão em duas fases, uma em janeiro e outra em fevereiro. O Profmat em Maceió, que será realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), oferta 30 vagas, com aulas às sextas-feiras e sábado.

A inscrição no exame deverá ser efetuada exclusivamente via internet, no site oficial do Profmat, até as 17h do dia 5 de setembro (horário de Brasília). No ato do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá informar dados pessoais de identificação, contato, formação acadêmica (graduação) e atuação profissional (docência), além de selecionar a instituição associada e o polo onde pretende realizar o exame e cursar o mestrado. Pode se inscrever somente portador de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou estudante de curso superior cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até a data de início das matrículas.

O valor da taxa de inscrição é R$ 53 e será pago por meio de boleto bancário. A partir do dia 15 de setembro, o candidato deverá imprimir o protocolo de inscrição na página, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha de acesso individual.

O exame será coordenado pela comissão acadêmica nacional e executado pela coordenação de cada instituição associada. As instituições de ensino superior associadas pela rede nacional do Profmat são responsáveis por atividades desde a organização do exame (designação de locais de prova, comunicação aos candidatos etc.) até as regras e procedimentos para o posterior ingresso do candidato naquela instituição. O coordenador responsável pelo polo de Maceió é o professor Luis Guillermo Martizez Maza.

Para mais informações, acesse o site do programa ou na Secretaria de Educação a Distância do Instituto de Matemática, pelo 3214-1404.