Pinacoteca Universitária e Circuito das Artes apresentam Triangulações

Triangulações 2014, com curadoria geral de Marília Panitz, inicia a itinerância no dia 14 de agosto, na Pinacoteca da Ufal, em Maceió, apresentando obras de artistas de Alagoas, Bahia e Belém

11/08/2014 11h57 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Ascom/Circuito das Artes 

A mostra tem sua gênese em Salvador, no Circuito das Artes, projeto que está na 7ª edição e compreende um conjunto de exposições artísticas, realizado em duas etapas: a primeira, o Circuito das Artes da Bahia e a segunda, o Triagulações que entra em 2014 na sua segunda edição. O projeto iniciou-se em 2013, com uma provocação feita à duas outras cidades – Brasília e Recife – a partir de um diálogo possível estabelecido entre as produções de arte contemporânea em cada localidade. A ideia configurou-se pela identificação de certos pressupostos conceituais, indicados pelo conjunto de 49 obras selecionadas. Deles criaram-se cinco núcleos , nos quais as obras eram situadas de forma a dialogarem com as demais a partir de seu lugar/contingente. Eram eles: Íntimo Eu; Sagrados & Profanos; Topografias inefáveis; (A)casos (re)correntes e Anti-fábulas. 

Para essa edição, as interlocutoras escolhidas foram Belém e Maceió. O exercício agora proposto, em resposta à provocação operada pelas obras que compõem nosso panorama de diálogos possíveis, é o de pensar a sobreposição de dois triângulos: um formado pela ligação cartográfica dos pontos que unem as três capitais; e outro pelos vértices de três “manchas territoriais”, representados por três noções – de ressonância cartográfica, afinal estamos propondo um mapeamento idiossincrático – em torno das quais se operará a contaminação|conversa entre as obras, em primeira instância. É permeada pelas noções/vértices que operam então o apagamento de fronteiras que definem as manchas territoriais criando o espaço comum de diálogo entre as produções, nossas Geografias oblíquas. 

A mostra inicia em Maceió, na Pinacoteca Universitária – UFAL, de 14 de agosto a 6 de setembro, de onde segue para Belém, no CCBEU, de 18 de setembro a 18 de outubro e encerra a itinerância em Salvador, no MAM-BA, de 6 a 30 de novembro. 

A coordenadora geral do Circuito das Artes - Triangulações, Eneida Sanches, destaca que a iniciativa baiana tem procurando estender os horizontes da visão que se tem da arte contemporânea brasileira, buscando o diálogo com artistas de diferentes regiões do país. “Estamos conseguindo promover um intercâmbio de olhares entre grupos de artistas de pontos diversos do país. Com esta iniciativa, identificamos técnicas, linguagens e temas comuns, diálogicos ou específicos de cada contexto. O resultado deste recorte e interseção é uma visão mais rica do panorama das nossas artes visuais”, comenta Eneida Sanches. 

Em 2014, a curadoria geral do Triangulações fica à cargo de Marília Panitz, um dos grandes nomes de pesquisa e curadoria no segmento no Brasil. Marília, que já participa do projeto desde o ano passado, destaca o caráter descentralizador do Triangulações, propondo novos eixos para debater a criação, produção, difusão e apreciação da arte contemporânea.