Pesquisas acadêmicas enriquecem Caiite 2014

Visitantes podem conferir trabalhos de várias áreas desenvolvidos pelas instituições de ensino superior de Alagoas

22/08/2014 16h30 - Atualizado em 22/08/2014 às 16h31
Pesquisas acadêmicas enriquecem Caiite 2014

Diana Monteiro - jornalista

A produção científica exposta no Caiite 2014 ocupa espaço de destaque e oportuniza ao visitante saber quais as pesquisas em várias áreas do conhecimento desenvolvidas pelas instituições de ensino superior de Alagoas. Um curioso trabalho apresentado por alunas do curso de Enfermagem do Cesmac é o que trata sobre o Conhecimento e Comportamento e condutas de graduandos de um curso de Odontologia frente ao acidente por material biológico tendo como público alvo estudantes do quinto, sétimo e nono períodos do curso.

As pesquisadoras Thayanne Holanda e Dayse Amaral afirmam que o aluno ou profissional de Odontologia tem ainda pouco conhecimento quanto à segurança para o risco de contaminação de doenças. “O estudo sugere que novas condutas sejam repensadas para o desempenho da citada atividade para que haja a prevenção quanto ao risco de contaminação de outras doenças, além do HIV. Os pesquisados relataram fazer uso de equipamentos, disseram ter cuidado mas desconhecem que o risco de contaminação ainda é maior pelo vírus da hepatite B”, frisaram as alunas.

As pesquisadoras acrescentam que os acidentes mais comuns aos profissionais de odontologia são por objetos perfuro-cortantes e respingos em mucosas possibilitam a contaminação de doenças como: sífilis, hepatites A, B e C, HIV. O recomendação do Ministério da Saúde recomenda que essas doenças sejam pesquisadas quando ocorrer os citados acidentes”, frisa Silvana Ramos Lages, médica do trabalho da Universidade Federal de Alagoas, aluna do mestrado em Ciências da Saúde.

Aprendizado em Geologia

Alunos da Escola Municipal Onélia Campelo, do bairro Santos Dumont, no Tabuleiro do Martins, participaram durante seis meses de atividades do projeto desenvolvido pela estudante do curso de Geografia da Ufal, Camila Maria da Silva, que tratou sobre o aprendizado de conteúdos geológicos, a exemplo de minerais, rochas e solos.

Denominado de Práticas de Geologia no ensino de Geografia, o estudo sob a coordenação da professora Regla Toujaglez, para o aprendizado foram desenvolvidas atividades atividades práticas , inclusive o alunos tiveram contato com os materiais extraídos em vários pontos da cidade de Maceió.

“Mesmo o assunto constar nos livros didáticos dos estudantes o conhecimento só foi assimilado a partir das ações práticas incluindo a importância ambiental e econômica de cada material estudado”, frisou Camila Silva. O projeto já foi apresentado este ano no Congresso Ambiental realizado em Cuba.